AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dieta e Emagrecimento / Alimentação

É fã de mel e melado? Conheça os benefícios dos ingredientes para uma dieta saudável

Saiba tudo sobre os ingredientes aliados para uma alimentação balanceada

Da Redação Publicado em 14/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Muito além de meros adoçantes naturais, esses produtos são auxiliares importantes para o bom funcionamento do corpo - Steve Buissinne/Pixabay
Muito além de meros adoçantes naturais, esses produtos são auxiliares importantes para o bom funcionamento do corpo - Steve Buissinne/Pixabay

Quando se trata de alimentação saudável, com grandes valores nutricionais, o mel e o melado são componentes fundamentais. Ricos em nutrientes essenciais como potássio, ferro e cálcio, esses itens asseguram, além de equilíbrio à dieta, muito sabor, sendo ótimas alternativas para substituir o açúcar refinado na hora de adoçar doces, cafés, chás e outras receitas.

"Apesar de esteticamente semelhantes, o melado e o mel e têm composições diferentes. Enquanto o primeiro é um produto originado da cana-de-açúcar, o mel é fornecido pelas abelhas melíferas", explica Jéssica Santos, nutricionista da Superbom. 

"É importante reiterar também que, diferentemente do melado, o mel não é vegano. Portanto, os adeptos desta dieta e estilo de vida devem sempre optar pelo melado na hora de criar suas receitas. "

Muito além de meros adoçantes naturais, esses produtos são auxiliares importantes para o bom funcionamento do corpo e para manter a imunidade sempre saudável. AnaMaria Digital lista abaixo os seus principais benefícios para a saúde.

MEL
Composto predominantemente de frutose, glicose, água e minerais, o mel apresenta diversas funções benéficas ao organismo, como o fortalecimento da imunidade. É usado com finalidades antisséptica, antioxidante, antirreumático, diurética, digestiva, expectorante e calmante.

Ele também auxilia no combate à prisão de ventre, estimulando o intestino a se movimentar, e no alivio de má-digestão, úlceras gástricas, bronquite, asma e dor de garganta. A nutricionista explica, que, no entanto, é preciso consumi-lo com moderação.

"O mel é um componente bastante calórico. Uma colher de sopa dele possui cerca de 55 calorias, valor próximo ao encontrado na mesma medida de açúcar refinado", adverte.

MELADO
O melado é um xarope de sacarose, produzido a partir da evaporação do caldo de cana ou durante a produção de rapadura. É rico em nutrientes muito importantes como cálcio, magnésio e ferro. 

"Entre os seus inúmeros benefícios, estão a prevenção e combate a anemias, fortalecimento dos ossos e sistema imunológico e controle da pressão arterial. Embora seja uma alternativa saudável, também deve ser consumido de forma equilibrada. Uma colher possui o equivalente à 72 calorias", recomenda.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!