Rafa Justus, de 14 anos, mostrou o resultado de sua cirurgia de rinoplastia nesta semana e foi muito elogiada nas redes sociais. Mas, afinal, adolescente pode fazer esse tipo de procedimento? Existe uma idade ideal para ser feito?
À AnaMaria Digital, Hugo Sabath, cirurgião plástico da clínica Libria, explicou que a cirurgia de rinoplastia pode ser realizada em diferentes faixas etárias. Entretanto, a decisão de passar pelo procedimento deve ser avaliada com cuidado, considerando o desenvolvimento físico, emocional e até mesmo psicológico do paciente.
“A rinoplastia é uma cirurgia complexa que pode afetar significativamente a autoestima e a imagem corporal do adolescente. Portanto, é fundamental que ele esteja emocionalmente maduro e capaz de entender os possíveis resultados e limitações do procedimento”, explica.
Isso porque a rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de mudar a estrutura e o formato do nariz, proporcionando harmonia facial e corrigindo possíveis problemas funcionais, como o desvio de septo.
“Essa cirurgia tem sido cada vez mais procurada por pessoas insatisfeitas com a aparência do nariz ou que sofrem com dificuldades respiratórias”, diz Alexandre Kataoka, cirurgião plástico e diretor adjunto do DEPRO – órgão fiscalizador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Logo, a decisão de um adolescente em passar pela cirurgia de rinoplastia precisa do aval dos pais ou responsáveis legais. Além disso, é essencial que tenha a orientação de profissionais qualificados. “Deve ser cuidadosamente ponderada e discutida entre o paciente, seus pais e sua equipe médica”, enfatiza Sabath.
O médico destaca que não há uma idade certa para cirurgia de rinoplastia em adolescentes, mas ainda assim cada caso precisa ser avaliado individualmente. “Tem que levar em consideração o desenvolvimento físico e emocional do paciente, bem como suas necessidades e expectativas”, afirma.
“O importante é garantir que o adolescente esteja preparado emocionalmente e que a decisão seja tomada com o apoio dos pais e a orientação adequada dos profissionais de saúde”, frisa Hugo Sabath.
De acordo com Kataoka, os primeiros resultados da cirurgia de rinoplastia são perceptíveis após 30 dias da ocorrência do procedimento, portanto, é necessário seguir as recomendações médicas antes e após a operação, para que a recuperação seja mais tranquila e os resultados apareçam de forma mais garantida.
QUANDO A CIRURGIA DE RINOPLASTIA É INDICADA?
Segundo Alexandre Kataoka, a rinoplastia pode ser indicada tanto por motivos estéticos quanto funcionais.
Quando se trata de aspectos estéticos, a cirurgia pode ser recomendada para corrigir:
- Tamanho desproporcional do nariz em relação aos demais traços faciais;
- Ponta nasal caída ou arrebitada;
- Giba dorsal, caracterizada por uma elevação na região central do nariz;
- Nariz torto ou assimétrico;
- Proporções desfavoráveis, como alargamento excessivo ou estreitamento acentuado.
Já quanto aos aspectos funcionais, a rinoplastia pode ser indicada para corrigir problemas como:
- Desvio de septo, que pode causar obstrução nasal, portanto, dificuldades respiratórias;
- Hipertrofia de cornetos, que pode levar a congestão nasal e respiração dificultada;
- Traumas nasais que tenham causado deformidades ou afetado a função respiratória.
A cirurgia de rinoplastia pode resultar em uma aparência mais equilibrada e harmoniosa, que se adequa melhor aos traços faciais do paciente. Para além dos benefícios estéticos, o procedimento pode melhorar a função respiratória, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
“Em suma, a rinoplastia pode ser uma excelente opção para quem deseja melhorar a aparência e a função do nariz, desde que a decisão seja tomada com base em informações precisas e com o acompanhamento adequado de um especialista em cirurgia plástica”, ressalta Alexandre Kataoka.
Veja também:
Veja 7 motivos para você respirar pelo nariz
Sangramento nasal: veja alguns mitos e verdades sobre o problema