O que é o tratamento 3D no cabelo e quais são os benefícios?
Nossa relação com o próprio cabelo é uma montanha-russa, cheia de altos e baixos. E existem quatro principais causas para essa briga diária: volume, frizz, fios rebeldes e efeito armado.
A boa notícia: já existe no mercado produtos capazes de dar vida nova às madeixas. Esses cosméticos são classificados como 3D e 4D. Isso significa que cuidam dos fios em todas as dimensões, ajudando a resolver os tais motivos que nos fazem viver em pé de guerra com os cabelos.
Para entender melhor como os produtos dessa categoria agem, conversamos com o beauty artist Danilo Donadeli (@danilodonadeli) e o tricologista Valcinir Bedin. Ambos falaram da importância desse tipo de tratamento e como não cair em ciladas. Confira!
O QUE É O TRATAMENTO 3D/ 4D?
Segundo Valcinir Bedin, o método leva em consideração várias técnicas que atuam em conjunto e realizam um processo tri ou quadridimensional.
“Poderíamos pensar em restauração, hidratação e recuperação, além do relaxamento quando necessário. Em suma, é um tratamento global para cabelos danificados, que utiliza produtos já existentes, mas elaborados para serem usados em conjunto.”
BENEFÍCIOS DOS SONHOS
De maneira geral, a recuperação dos fios é a grande vantagem dos produtos dessa categoria. Para Danilo Donadeli, por ser um cosmético rico em aminoácidos e com grande poder de reconstrução, o tratamento, além de hidratar, restaura e recupera as propriedades perdidas que sofreram agressões por processos químicos.
“Ou até mesmo por outras causas em que os fios necessitam de reposição de vitamina para recuperar brilho e resistência”, analisa ele.
ALERTA CILADA!
Na vontade de ter um cabelo dos sonhos, muitas pessoas se arriscam em alguns procedimentos capazes de comprometer a saúde das madeixas. Saiba como fugir de três roubadas:
CADA MADEIXA UMA SENTENÇA
Existem produtos específicos para todos os tipos de cabelo. Busque o tratamento 4D elaborado para a sua qualidade de fio. “Logo, não se deve usar um produto 4D para cachos se o seu cabelo não for cacheado. Tampouco utilize um cosmético para lisos se o seu cabelo for ondulado”, explica Bedin.
TENDÊNCIA À VISTA
“O método 3D e 4D aborda como um todo o problema dos fios. Logo, será adotado com este ou outros nomes pelos centros capilares”, analisa o tricologista.
Para ele, os fabricantes enxergam com bons olhos a possibilidade de ter uma linha a mais para oferecer aos salões e aos consumidores. Logo, a tendência para este grupo de cosméticos é de crescer ainda mais.
CUIDADO COM O PESO
O excesso de qualquer produto pode deixar o aspecto do fio pesado. “Utilize só quando houver necessidade. Faça a manutenção em casa com xampus hidratantes indicados pelo seu cabeleireiro”, alerta Donadeli.
DICA DE OURO
Dar um tempo antes de refazer qualquer aplicação nos fios é extremamente importante para eles ficarem saudáveis.
“Cabelos externamente sensibilizados quando expostos a tratamento de choque tendem a ficar com aspecto pesado. Assim, se não aguardar o tempo de pausa que os produtos pedem em sua utilização, o procedimento se torna um perigo. Realizado de maneira errada, existe risco de corte químico (quando fios ficam quebradiços e elásticos)”, finaliza Bedin.