Especialistas indicam se o corte pode fazer o cabelo crescer mais rápido e dão dicas para auxiliar o crescimento saudável dos fios
Publicado em 18/10/2024, às 20h30
Não dá para negar que o cabelo é parte importante na composição do visual e, portanto, constantemente surgem dúvidas quando se tratam de cuidados. Afinal, será que cortar faz o cabelo crescer mais? Confira a seguir!
De acordo com uma pesquisa feita pela Head&Shoulders, 85% das mulheres brasileiras consideram as madeixas como responsáveis por ajudar na autoestima.
Por ter uma forte relação com a beleza e a confiança, muitas teorias sobre como cuidar dos fios foram criadas, embora nem todas sejam verdadeiras. Uma das mais populares é aquela de que cortar faz o cabelo crescer mais, além de deixá-los mais saudáveis.
Segundo especialistas, de fato, existe uma relação entre o corte e o crescimento saudável dos fios, mas ela não é direta. Para estimular o crescimento, profissionais indicam a adoção de cuidados específicos e, em alguns casos, uso de medicamentos.
Entretanto, vale destacar que qualquer medicamento deve ser indicado por um profissional dermatologista, que irá avaliar o quadro e dar a melhor orientação para tratar e fazer as madeixas crescerem mais.
Antes de mais nada é preciso entender quais são os fatores que fazem os fios crescerem. De acordo com o João Gabriel Nunes, médico tricologista, as células capilares se multiplicam constantemente e empurram o fio para fora da pele, sendo responsáveis pelo crescimento. Nesta lógica, cortar as pontas não interfere no processo, como explica o médico.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que o crescimento do cabelo é um fator determinado geneticamente. Ou seja, quando uma pessoa nasce, os fios já apresentam a programação de comprimento e espessura que atingirão ao longo da vida.
Cabelos grisalhos: as curiosidades que todo mundo precisa saber
Mas, existe, sim, uma ligação entre o corte e o crescimento, que tem influência na manutenção da saúde dos fios. A dermatologista Tamara Tavares explica que ficar muito tempo sem cortar as pontas pode deixar os fios frágeis e quebradiços. Portanto, começam a aparecer as pontas duplas, que podem se estender até o topo da cabeça, prejudicando ainda mais a saúde dos fios.
O pensamento é o mesmo defendido pelo cabeleireiro Danilo Nyari. Ele afirma que cortar os fios é importante para a manutenção da saúde e do brilho. A frequência do corte varia de acordo com o comprimento e estado dos cabelos. A recomendação geral é que seja feito a cada 3 meses.
O crescimento dos fios segue um padrão e não acontece milagrosamente. Mas alguns cuidados extras podem ajudar na saúde dos cabelos e fazer com que eles cresçam fortes e brilhosos.
Repolarização capilar: passar papel alumínio no cabelo pode trazer brilho?
A SBD recomenda que, na hora da higienização, é importante dar atenção ao couro cabeludo, aplicando xampu e massageando por alguns minutos. Essa prática vai estimular a circulação sanguínea da região. Além disso, o uso de máscaras capilares, condicionadores e óleos nutritivos irá mantê-los hidratados e vai prevenir a queda.
Quem costuma usar secador deve seguir a recomendação de deixar o aparelho a uma distância de 15 centímetros dos fios para não danificá-los.
Segundo o Ministério da Saúde, uma alimentação saudável e rica em nutrientes também é determinante para a saúde dos fios, já que muitas substâncias presentes nos alimentos agem de dentro para fora, auxiliando na hidratação, força e brilho das madeixas.
Se notar que existe alguma anormalidade no crescimento dos fios, busque um especialista. Em alguns casos, o uso de medicamentos específicos pode ser indicado.
Leia mais:
Como cuidar do cabelo na privamera? Veja dicas para a temporada
Como o tempo seco afeta o corpo? Aprenda a cuidar da pele, cabelo e unhas