Quem nunca chegou no salão de beleza e, na hora de escolher o esmalte, fez a opção pelo nome ou frase gravada no rótulo? E o que não falta é criatividade, né? Atuais e divertidos, eles parecem ter saído de um bate-papo entre amigas ou até mesmo de um meme da internet.
Nomes de cores como ‘Escolhe você’, ‘Conta tudo!’ e ‘Hoje tô básica’ são exemplos que podem, sim, influenciar a mulher na hora de optar pelo produto, levando em consideração, em vez da cor, a frase que vai de acordo com seu estado de humor no dia. Mas você já parou para pensar como funciona a escolha das cores, nomes e de onde sai toda essa inspiração para cativar ainda mais as consumidoras?
Para entender melhor sobre o assunto, AnaMaria Digital conversou com Patrícia Lang, responsável pelo marketing da marca de esmaltes Colorama, e Carolina Coelho, da área de desenvolvimento da mesma empresa, que listaram 5 curiosidades sobre o assunto. Confira!
1- PARCERIA COM QUEM ENTENDE
Na atual coleção, intitulada ‘Manicures de Sucesso’, a empresa contou com a ajuda justamente dessas profissionais para o processo criativo, já que elas são consumidoras assíduas de esmaltes.
As porta-vozes da marca contaram que já tinham no histórico o sucesso da coleção ‘As Brasileiras’, feita em colaboração com as consumidoras via Instagram. Então, pensaram em, dessa vez, fazer uma parceria com as profissionais da beleza.
“O resultado? As manicures amaram participar do processo criativo e colaborar para uma tradicional marca de esmalte. Esse foi o nosso grande desejo: enaltecer essas mulheres que se esforçam muito e merecem o devido reconhecimento”, destacaram.
2- COMO SÃO ESCOLHIDAS AS CORES DOS ESMALTES?
A escolha é feita a partir de dois pontos: primeiro, uma análise do mercado para entender como cada família de cor está performando, além, é claro, de entender as possibilidades dentro do portfólio da fabricante. Depois, é realizada uma pesquisa de tendências de tonalidades para ver quais serão as principais apostas para a época do lançamento da coleção. Bem interessante, né?
3- COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS NOMES?
Quem não tem uma pontinha de curiosidade sobre a origem dos nomes dos esmaltes? Afinal, é muita criatividade, né? Segundo a empresa, sempre que eles se juntam para uma reunião, pensam em todas as ideias de nomes possíveis para a coleção. “A inspiração pode vir de, literalmente, tudo! Estar antenado nas redes sociais, no que a consumidora fala, nos memes e expressões, nos ajuda muito a ter inspirações nesse processo”, destacam.
4- NOMES INFLUENCIAM NA ESCOLHA?
Segundo a marca, com toda certeza! Elas explicam que a criatividade com os nomes dos esmaltes é sempre algo motivador. As consumidoras se identificam, assim como as manicures. “Fica muito no imaginário das pessoas, algo como: ‘nossa, como pensam nesses nomes?’ São muitas cabeças pensando, reuniões e inspirações do dia a dia”, afirmam.
5- TENDÊNCIAS PARA A PRÓXIMA ESTAÇÃO
Parece que o nude vai ser deixado um pouco de lado na próxima coleção, hein! É hora de apostar em muito brilho e cores que ‘aparecem’. “Depois de tanto tempo em casa, percebemos que a consumidora está mais ousada e querendo se divertir na escolha dos looks e das unhas também. Tonalidades como rosa, roxo, vermelho e laranja também estarão em alta”, concluem.