Dermatologista explica que os cuidados começam de dentro para fora
Certamente, em algum momento da vida, você já se deparou com a acne. Em termos técnicos, essa pequena lesão provoca o aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas, obstruindo os poros e contribuindo para a proliferação de bactérias e micro-organismos na pele.
Segundo o Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o problema é frequente e atinge cerca de 80% dos adolescentes. Isso ocorre justamente pelo crescimento dos hormônios femininos e masculinos - os principais responsáveis pelo aumento de oleosidade, gerando espinhas e cravos.
Pensando nisso, AnaMaria Digital conversou com a dermatofuncional Natália Ribeiro, fundadora da Mais Top Estética, e reuniu algumas dicas para diminuir os efeitos causados pela acne na pele, como manchas e lesões. Confira!
1. Tenha uma alimentação saudável
Sabemos que é difícil ficar longe das frituras e guloseimas, mas para que o quadro não se agrave, é preciso evitar o excesso de oleosidade e açúcares no organismo. Isso porque, se consumidos excessivamente, podem aumentar a proliferação de bactérias, causando mais inflamação na pele. Opte por alimentos naturais, como abacate, brócolis, cenoura e espinafre.
2. Aposte em suplementos alimentares
Caso você não esteja obtendo todos os nutrientes que o corpo necessita, existem suplementos alimentares capazes de auxiliar e potencializar o tratamento da acne. A dica é apostar em opções que contém zinco, vitamina E, vitamina B e vitamina C.
3. Beba muita água!
A água é uma grande aliada para renovação e desintoxicação da pele. É ela quem garante uma melhora na aparência e sustentação das fibras de colágeno, que precisam do H2O para funcionar adequadamente.
4. Use sabonete facial
Lave o rosto duas vezes ao dia com o sabonete recomendado pelo seu dermatologista. Isso irá ajudar a diminuir a proliferação de fungos, bactérias, entre outros micro-organismos.
5. Cutucar ou espremer? Jamais!
Além de formar cicatrizes pelo rosto, o hábito de cutucar ou espremer espinhas acaba forçando o pus a sair, machucando a pele e deixando a área aberta para entrada de novas bactérias. Nesse caso, vale fazer compressas de água quente ou aplicar gelo na região afetada por cerca de 10 minutos. Assim, o inchaço e a vermelhidão irão diminuir naturalmente.