Em comparação com o pico da pandemia, a média móvel caiu mais de 91%
O Ministério da Saúde informou que o país registrou a maior queda na média móvel de mortos por covid-19 desde o início da pandemia, na última terça-feira (9). Em relação há 14 dias, houve uma redução de 31,24% na média de óbitos.
Se comparada com o pico da pandemia, em abril, a queda é ainda mais expressiva, sendo de 91,62%. Além disso, a última segunda-feira (8) foi o terceiro dia seguido em que o país teve a menor média móvel de mortes em todo 2021.
A razão dos números positivos é a campanha de vacinação, visto que cerca de 279 milhões de doses já foram aplicadas e quase 89% da população já recebeu ao menos a primeira dose do imunizante.
Com isso, sete estados não registraram mortes por covid-19. São eles: Amapá, Ceará, Goiás, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Vale lembrar que São Paulo, o epicentro da doença no Brasil, chegou a não ter óbitos, no entanto, registrou dois na última terça-feira (9).
Alagoas, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Rondônia e Tocantins registraram também dois óbitos. O destaque fica com o Acre, que está há 14 dias sem registrar nenhuma morte por coronavírus.