AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / Atenção!

Relacionamento abusivo: psiquiatra explica como identificar um narcisista

Aprenda os sinais para saber se você vive um relacionamento com alguém abusivo, assim como o Theo, de 'Vai na Fé'

*Jairo Rodrigues, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 30/05/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Theo (Emílio Dantas) é um dos personagens mais complexos de 'Vai na Fé'. - TV Globo
Theo (Emílio Dantas) é um dos personagens mais complexos de 'Vai na Fé'. - TV Globo

Quem acompanha a novela 'Vai na Fé”, da TV Globo, certamente já notou que um dos destaques da trama escrita por Roseane Svartman, é o personagem Theo, vivido pelo ator Emílio Dantas. O personagem é um tipo narcisista, egocêntrico, autoritário e inescrupuloso. Tanto que não mede esforços para conseguir o que quer, nem que, para isso, precise passar por cima de tudo e de todos

Segundo a psiquiatra Natasha Ganem, uma pessoa narcisista se sente superior, como se todos devessem algo a ele, exatamente como o personagem da novela das 19h. “A crença de ter certos direitos ou merecer tratamento especial é a característica central do narcisismo. E as pessoas narcisistas são perfeccionistas. Elas acreditam que devem ser perfeitos, que os parceiros devem ser perfeitos, os eventos devem acontecer exatamente como o esperado e a vida precisa ser exatamente como eles imaginam”, explica.

Na vida real, explica a especialista, essas pessoas são manipuladoras, assim como o personagem da novela. “A manipulação acontece quando se é persuadido a fazer algo bom, por meio do medo e da culpa, para o outro mesmo que não seja bom para ele", conta.

Ela aponta ainda que indivíduos narcisistas são obcecados pelo sucesso. “Eles sentem um enorme desejo de serem bem-sucedidos ou poderosos. Existe necessidade de poder e domínio para poderem controlar pessoas e situações. E a busca pelo psiquiatra e o diagnóstico acontece, de forma geral, devido a algum outro transtorno secundário, como depressão ou ansiedade”, afirma Natasha. 

O QUE FAZER?

Caso identifique esses sinais no seu parceiro, a especialista deixa um alerta: “Saiba que você não é capaz de mudá-lo(a), pois o narcisismo é a forma daquela pessoa estar no mundo. Prezando por sua integridade física e psíquica, a melhor forma de ser feliz é abandonando relacionamentos como esses”, conclui.

*JAIRO RODRIGUES é jornalista e crítico de TV. Participou dos programas 'A Tarde É Show', na Rede Brasil de Televisão, 'Olga' na RedeTv! e 'Saúde & Você' na Record News. Na Revista AnaMaria fala sobre bastidores da TV e famosos. Na Revista AnaMaria fala sobre bastidores da TV e famosos. Instagram: @jairorodriguesoficial