Privacidade e autenticidade: Geração Z tem usado estratégia do "feed zero" para melhorar suas vidas online e ter mais segurança nas redes sociais
A tendência do "feed zero", ou "grid zero", está ganhando força entre a Geração Z, jovens nascidos entre 1997 e 2012. Essa estratégia tem sido adotada por eles como forma de proteção e até para manter a estética dos perfis. Entenda o que é o "feed zero"!
Atualmente, os jovens preferem perfis vazios ou com poucas postagens nas redes sociais. Essa escolha não significa inatividade, muito pelo contrário! Eles estão super ativos em plataformas como o Instagram, mas optam por compartilhar os seus momentos em publicações efêmeras, como os Stories, que desaparecem em 24 horas.
A estratégia do "feed zero" tem sido usada como uma forma de busca por privacidade que reflete um desejo de proteger suas identidades em desenvolvimento, evitando a superexposição que, por muito tempo, foi comum em redes como Orkut e Fotolog.
Os jovens de hoje vivem em um mundo onde tudo é muito público, e, por isso, têm criado perfis falsos ou restritos apenas para amigos íntimos.
Essa estratégia permite que se sintam mais à vontade para compartilhar sem o medo da permanência das postagens. É uma forma de preservar um espaço seguro em meio à pressão da visibilidade constante.
A escolha pelo "feed zero" também pode ser uma questão de saúde mental. Os jovens estão cada vez mais conscientes do impacto que o feedback negativo pode ter em suas vidas.
Muitos deles já relatam uma sensação de "burnout digital", estado de exaustão física e mental causado pelo uso excessivo e inadequado de tecnologias, como computadores, smartphones e tablets, e feeds vazios se tornam um escudo contra o bullying e os desafios de autoimagem que enfrentam.
Curiosamente, perfis vazios também são vistos como um símbolo de status. Para a Geração Z, contas repletas de postagens lembram os millennials — que têm entre 28 e 43 anos — e são frequentemente associadas a comportamentos considerados "cafonas" ou "cringe".
Os jovens da Geração Z buscam autenticidade e se afastam da edição exagerada. Eles criticam a obsessão por filtros e a correção excessiva de imagens, que criam uma aparência artificial e inalcançável. Para eles, as redes sociais devem ser um espaço de conexão verdadeira.
Nos dias de hoje, as interações mais valiosas ocorrem nas mensagens diretas, as DMs. Estudos mostram que os adolescentes passam mais tempo nesses bate-papos do que nos Stories, e mais tempo nos Stories do que no feed.
Para a Geração Z, o que realmente importa são as trocas momentâneas, muito mais do que postagens eternizadas. Em um mundo onde a privacidade e a saúde mental são prioridades, o "feed zero" se torna uma escolha consciente, refletindo um desejo de se conectar de forma mais genuína e menos superficial.
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