AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / Relação

Assim como Ana Hickmann: Veja 5 dicas para fugir de um relacionamento abusivo

As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), registraram 16 mil ocorrências de violência doméstica no primeiro semestre de 2023

Redação Publicado em 27/11/2023, às 13h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ana Hickmann foi agredida pelo então marido, Alexandre Correia. - Reprodução/Youtube
Ana Hickmann foi agredida pelo então marido, Alexandre Correia. - Reprodução/Youtube

Um relacionamento abusivo é caracterizado por um desequilíbrio de poder, controle excessivo e comportamentos prejudiciais por parte de um dos parceiros. Como é o caso da apresentadora Ana Hickmann, que após anos de um relacionamento que, hoje, ela considera tóxico, terminou tudo após um rumoroso caso de agressão.

Assim como Ana Hickman, muitas mulheres que sofrem violência doméstica demoram para denunciar, seja por temor de retaliação física ou emocional por parte do agressor, ou por se sentirem envergonhadas e culpadas. Ana Maria Digital conversou com o especialista em relacionamentos e comportamento, Maicon Paiva, e traz algumas maneiras de como identificar se você está em um relacionamento abusivo.

1-Proibições

Muitas vezes, as proibições começam de forma sutil e em tom de brincadeiras, como, por exemplo: não gosto dessa roupa, marca seu corpo, troca vai? Ou então: não gosto que você fale com determinada pessoa, não gosto dela, acho que pode te influenciar a fazer coisas ruins, se afaste dela. E muitos outros casos de proibições, tendem a se tornar mais brutas e até violentas.

2-Ciúmes

O abusador usará o seu sentimento para te convencer que é apenas por ciúmes tudo que ele diz ou faz. É uma manipulação que eles costumam fazer para conseguir mudar suas atitudes, seu modo de ser, de falar, de se vestir e tudo mais. É fundamental você identificar esses comportamentos e tentar mudar isso da melhor forma. Se não for possível mudar, se afaste dessa relação tóxica.

3-Brigas e Ofensas

Quando se está em um relacionamento tóxico, não tem como não perceber as brigas constantes, muitas vezes por motivos bobos, mas que geram ofensas enormes e mágoas. É tudo muito exagerado e também as palavras que o abusador usa são para ferir seu coração e causar dor e insegurança ao mesmo tempo. Entenda que você não pode precisar de alguém na sua vida desesperadamente e sim querer ter alguém ao seu lado por amor.

4-Desconfianças Excessivas

Sempre está desconfiado das suas atitudes, achando que está mentindo, traindo, escondendo algo, gosta de ver suas redes sociais, celular, mensagens, fotos e diz que é apenas cuidados. Essa maneira de “cuidar” e desconfiar o tempo todo torna o relacionamento tóxico e invasivo demais. Entre um casal não devem existir segredos, porém deve haver limites, respeito e confiança mútua;

5-Mudança de humor

Brigas, discussões e palavras duras e, em menos de dois minutos, lágrimas, pedidos de desculpas e manipulações. Normalmente é esse o ciclo de uma briga tóxica. Primeiro, ele te ofende, e em alguns casos até agride o parceiro para logo em seguida se mostrar arrependido e pedindo perdão. Essas mudanças de humor mostram um total descontrole emocional que precisa de tratamento.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!