Embora seja uma prática comum e aparentemente inofensiva, guardar panela na geladeira pode ser prejudicial à sua saúde e à sua cozinha
A correria do dia a dia muitas vezes nos leva a adotar ações práticas, mas nem sempre saudáveis. O hábito de colocar a panela na geladeira direto do fogão ou da mesa logo após uma refeição é um exemplo comum em muitas casas. Essa prática, no entanto, pode comprometer a segurança alimentar e a qualidade dos alimentos. Isso porque, ao submeter a panela a choques térmicos e não garantir a vedação adequada, criamos um ambiente propício para a proliferação de bactérias e a contaminação dos alimentos.
A seguir, AnaMaria explica por que a prática de guardar a panela na geladeira deve ser evitada e quais são as alternativas mais seguras para armazenar os alimentos. Confira.
Submeter uma panela quente diretamente ao frio da geladeira causa um choque térmico que pode danificar seu revestimento. Essa prática constante enfraquece o material, fazendo com que a panela perca sua capacidade antiaderente e se torne mais propensa a riscos e manchas. Além disso, alguns alimentos ácidos, como molhos de tomate, podem corroer o revestimento interno da panela, liberando partículas que podem contaminar os alimentos.
Ademais, quando os alimentos não são bem vedados, pode ocorrer uma contaminação por microrganismos e bactérias, pela falta de vedação da tampa, conforme explica Natália, da Hercules Mundial. "O ideal é manter os alimentos bem fechados e as tampas das panelas não tem esse objetivo de vedação, algumas até tem espaços para passagem de ar. O contato do alimento com o oxigênio pode mudar o sabor, a textura e favorecer a contaminação da comida, além da diminuição da vida útil do alimento", afirma a especialista.
Vale mencionar também que o hábito de guardar a panela na geladeira acelera o processo de oxidação. Alimentos ricos em gordura, como carnes e aves, oxidam mais rapidamente quando expostos ao ar, perdendo suas propriedades nutricionais e desenvolvendo ranço.
Para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos, é fundamental armazená-los em recipientes adequados, deixando para trás o hábito de guardar panela na geladeira. Os recipientes de vidro ou plástico com tampa hermética são as melhores opções, pois protegem os alimentos da contaminação e evitam a perda de nutrientes.
A seguir, confira dicas para um armazenamento seguro:
A prática de guardar alimentos em panela na geladeira, embora comum, apresenta diversos riscos à saúde e à durabilidade dos utensílios. Ao adotar hábitos mais saudáveis de armazenamento, você garante a qualidade dos alimentos e prolonga a vida útil de suas panelas.
Leia também:
5 dicas para organizar a geladeira de casa e evitar o desperdício
Como o material das panelas pode influenciar no seu bem-estar?