AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Entenda!

Umidificador de ar pode causar mofo na sua casa? Saiba os cuidados

Confira as precauções necessárias para evitar o mofo na sua casa ao usar o umidificador de ar

Saiba como usar adequadamente o umidificador de ar em casa e evitar o mofo - Unsplash/Felicia Buitenwerf
Saiba como usar adequadamente o umidificador de ar em casa e evitar o mofo - Unsplash/Felicia Buitenwerf

Lidar com o tempo seco nem sempre é fácil, por isso, apostar em um umidificador de ar pode ser uma saída. Mesmo prático e eficiente para manter o nível da umidade de ar dentro dos padrões, o que facilita a respiração, o uso do item merece atenção, já que ele pode causar mofo. AnaMaria te explica como isso acontece e quais os cuidados necessários para ter um umidificador de ar em casa, confira!

Basicamente, o aparelho funciona convertendo água em vapor, que se espalha pelo ar, elevando o nível de umidade do cômodo. "Ele pode ser bem útil em climas secos ou durante o inverno, quando o uso de aquecedores tende a ressecar o ar. O aumento da umidade pode aliviar alguns problemas respiratórios, ressecamento da pele e outros desconfortos associados ao ar seco", destaca o biólogo e professor no Aprova Total, Paulo Jubilut.

Com uma concentração maior de umidade no ar a respiração também fica mais confortável, mas quando em excesso, o ambiente se torna propício para algumas bactérias, fungos e vírus se proliferarem, pois eles preferem espaços mais úmidos para se estabelecerem, como explica o infectologista da rede AmorSaúde, Guilherme Roveri.

Umidade, mofo e os riscos para a saúde

O umidificador de ar por si só não causa mofo, mas sim quando usado de forma inadequada. O mofo, também conhecido como bolor, é um termo que se refere a várias espécies de fungos, que normalmente apresentam uma cor preta ou verde. E eles prosperam em ambientes úmidos. "Quando a umidade relativa do ar se mantém alta demais por longos períodos, o ambiente se torna perfeito para o crescimento desses fungos", afirma o biólogo.

Além de trazer um aspecto desagradável para um ambiente, o mofo pode ser prejudicial aos seres humanos. Isso porque, se alguma partícula de fungo conseguir chegar até os pulmões e a região da garganta, podem surgir doenças respiratórias.

Assim, ele pode causar alergias, sendo um gatilho para a famosa rinite alérgica, causando espirros, coriza, olhos vermelhos e coceira. O bolor também pode agravar condições já existentes, como a asma e a bronquite, destaca o professor.

O infectologista alerta que para indivíduos imunossuprimidos - aqueles em radioterapia e quimioterapia, com uso de corticoides ou imunomoduladores em altas doses, pacientes com AIDs, pacientes transplantados, diabéticos descontrolados e com outras patologias que afetam o nosso sistema de defesa - a "porta está aberta" para infecções e para outras doenças. Isto é, o contato com o mofo pode agravar seu estado de saúde e exige uma maior atenção com o uso correto do umidificador de ar.

Plantoterapia: como cuidar de plantas pode ajudar a sua saúde mental?

Como evitar o mofo em casa?

Para evitar a proliferação desses organismos é impontante garantir que o umidificador de ar seja mantido limpo. Em casa, é interessante ainda aumentar a circulação de ar, mantendo as janelas e portas abertas, e monitorar os focos de umidade quando se faz uso do item. Se os primeiros sinais do mofo aparecerem, limpe o quanto antes.

Ser instalado seguindo as especificações dos órgãos especializados, passar por manutenção frequente e ter o funcionamento ocorrendo de acordo com as especificações do fabricante, seguindo o manual e o estabelecimento de todos os reparos necessários, são alguns passos fundamentais segundo o médico.

Roveri ainda destaca que, caso esteja em dúvida sobre a utilização do aparelho, é importante conversar com um médico, de preferência infectologista, para que ele oriente se o umidificador vai trazer mais malefícios ou benefícios ao seu estado de saúde.

Como dicas para evitar o mofo em casa ocasionado pelo uso do umidificador de ar, o biólogo orienta que limpe e desinfete com frequência o aparelho. "É importante também trocar a água do umidificador todos os dias. Além disso, o coloque em um local onde a névoa possa se dispersar bem, isso evita que a umidade excessiva se acumule em superfícies próximas", afirma Jubilut.

Home office: saiba como montar um escritório em casa