AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Entenda!

Face norte ou sul: como saber qual área da casa pega mais sol?

Orientação solar é fator importante para o imóvel e é comum a classificação de face norte ou sul; veja como saber qual área da casa pega mais sol

Face norte ou sul? Veja como saber qual área da casa pega mais sol - Unsplash/Carlos Kenobi
Face norte ou sul? Veja como saber qual área da casa pega mais sol - Unsplash/Carlos Kenobi

A iluminação pode transformar os ambientes de uma casa. No caso da incidência solar, é muito comum os imóveis serem categorizados pelos que tem a face norte ou sul. Mas, o que isso significa e como saber qual área da casa pega mais sol? AnaMaria te explica.

No hemisfério sul, que inclui o Brasil, a face norte é a que recebe mais luz solar direta ao longo do dia, o que proporciona o aquecimento natural e uma melhor iluminação para a casa. Já a face sul recebe menos luz solar direta, deixando a casa mais fria e sombreada. No hemisfério norte, essa orientação é invertida.

A orientação solar é importante, segundo Wander Alcântara, arquiteto e urbanista, por trazer para os imóveis conforto térmico, proporcionando um ambiente interno mais agradável e sustentável. Além disso, a luz natural valoriza os ambeintes.

Como saber qual área da casa pega mais sol?

Para descobrir qual área da casa pega mais sol existem diversos caminhos. O especialista explica que hoje é possível contar com a ajuda de softwares, como o sketchup e Google Earth. Há ainda a opção de utilizar um aplicativo de smartphone que mostre a direção, descobrindo, assim, se o imóvel é face norte ou sul.

Mas, se você quer seguir por um caminho mais analógico, pode usar uma bússola ou até mesmo verificar nas plantas arquitetônicas da construção.

Outra alternativa é acompanhar a trajetória do sol desde o nascer até ele se pôr. "As áreas voltadas para o leste receberão luz solar direta pela manhã, as voltadas para o oeste receberão à tarde e as voltadas para o norte receberão sol o dia todo, especialmente no hemisfério sul", detalha o arquiteto.

Com o auxílio de uma bússola é possível descobrir qual área da sua casa pega mais sol
Com o auxílio de uma bússola é possível descobrir qual área da sua casa pega mais sol - Unsplash/Jordan Madrid

Atenção aos detalhes

É comum, principalmente em anúncio de venda e locação de casas e apartamentos, o uso da face norte como um diferencial, algo que, por vezes, pode até impactar nos preços de venda e aluguel. De acordo com Alcântara, imóveis com boa orientação solar geralmente têm maior valorização de mercado.

Isso acontece porque a chamada face norte é a que mais recebe luz solar ao longo do dia, o que proporciona aquecimento natural e reduz os custos com aquecimento artificial no inverno. "Imóveis que recebem a luz natural tornam-se ambientes mais agradáveis e saudáveis, trazendo qualidade de vida aos moradores", afirma o especialista.

Como deixar a casa mais clara? Saiba como trazer luz a ambientes escuros

Minha casa é face sul, e agora?

Caso tenha um imóvel com a face virada para o sul, é possível evitar problemas com a incidência do sol. Então, após fazer o teste de como saber qual área da casa pega mais sol, alguns caminhos podem ser tomados para aproveitar o máximo da luminosidade e reduzir os problemas.

O arquiteto sugere, para isso, que opte por tons claros nas paredes para refletir mais a luz. Amplie as janelas para favorecer a entrada da luz natural e investa em sistemas de aquecimento eficazes caso more em um imóvel com face sul.

Outra saída é um projeto paisagístico bem elaborado, com plantas e árvores, o que pode contribuir para regular a temperatura, proporcionando sombra no verão e permitindo a entrada de mais luz solar no inverno, orienta o especialista.

Se sua casa não pega muito sol, utilize plantas e árvores como alternativas para equilibrar os ambientes
Se sua casa não pega muito sol, utilize plantas e árvores como alternativas para equilibrar os ambientes - Unsplash/Nasim Keshmiri

Além disso, as claraboias representam ótimas alternativas para aprimorar a iluminação natural. "O paisagismo ajuda muito, principalmente com pergolados, “paredes verdes” e arborização", destaca Alcântara. Os pergolados são estruturas compostas por pilares ou colunas de madeira que sustentam um telhado com vigas ou treliças paralelas.

Existem ainda medidas que podem ser tomadas em casos extremos. As opções envolvem revestir, internamente, a parede mais prejudicada com eps, uma espécie de isopor, ou, criar uma barreira exterior com bronze ou cobogo, e até mesmo uma segunda parede criando uma bolsa de ar entre as mesmas, identifica o arquiteto.

Leia também:

Quarto pequeno? Se inspire nesses projetos e saiba como otimizar espaço

Conheça as cores que deixam ambientes aconchegantes - e salvam no frio