Entre os benefícios do Aloe vera, um dos mais importantes é o fácil cultivo em casa e, com pouco espaço e tempo, é possível plantar babosa - saiba como!
Publicado em 09/08/2024, às 13h00
Como usar a babosa no cabelo e na pele são alguns dos famosos segredos de beleza que aprendemos ainda cedo com as nossas avós - afinal, a planta serve para tudo: desde aplicação em remédios caseiros para aliviar feridas e queimaduras até, como mencionamos, cuidados com o rosto e couro cabeludo.
Conhecida também por Aloe vera, a planta é facilmente reconhecida na rua por suas folhas carnudas e quem nunca roubou uma muda para levar para casa que atire a primeira pedra, pois a verdade é que, com tantos benefícios, ter uma muda de fácil acesso é uma mão na roda.
Por isso, AnaMaria conversa com a paisagista Renata Guastelli para não você não depender da muda de mais ninguém e aprender, de uma vez por todas, como plantar babosa em casa, requisitos necessários para mantê-la saudável e, também, como cuidar da babosa.
Quais são as melhores plantas para ter em casa? Veja opções para cada cômodo do lar
Como plantar a babosa irá depender de alguns requisitos. O primeiro é o espaço disponível: ela pode ser cultivada em canteiros, caso você more em uma casa ou apartamento amplo, ou em vasos médios ou grandes, de preferência. O recipiente ainda precisa ter a drenagem adequada - ou seja, permitir a saída do excesso de água.
"A propagação da planta pode ser feita através de folhas ou pequenas mudas", ensina a paisagista. Para realizar o cultivo, espere alguns dias até que o corte, feito para retirar o broto da planta-mãe, cicatrize-se. Adicione o solo no vaso que será utilizado e plante a folha ou muda.
Xô, pernilongo! Quais plantas afastam o mosquito da dengue?
Para a felicidade de muitas pessoas que gostam de planta, mas não têm muito tempo para cuidar, a boa notícia é que a babosa dispensa cuidados excessivos. Por se tratar de uma espécie de suculenta, a água fica armazenada no interior das folhas e, por isso, não é necessário regas diárias.
Plantoterapia: como cuidar de plantas pode ajudar a sua saúde mental?
Segundo a Renata, uma rega generosa é mais que suficiente. Procure, então, regar uma vez por semana ou quando o solo estiver seco. Depois de deixar a terra drenada, outro cuidado para manter sua muda de babosa saudável é deixá-la em um ambiente ensolarado e realizar adubações cerca de quatro vezes ao ano.
Para quem não mora em casa e está preocupada com a falta de espaço do local, a especialista confirma que, sim, é possível plantar babosa em apartamento, desde que a residência receba, ao menos, seis horas de luz solar por dia.
O ideal é que, em caso de apartamentos, as mudas estejam voltadas ao lado norte da casa para receber mais horas de sol, caso contrário o desenvolvimento será muito lento e os cuidados, como a frequência de regagens e adubações, precisarão ser redobrados.
Modernidade e otimização: 5 dicas para deixar sua cozinha completa
Para fazer a retirada da babosa, Renata explica que é preciso esperar que a planta cresça e que demora cerca de um ano para realizar o primeiro corte, pois o gel que utilizamos para diversas funções deve vir de uma folha madura, que na maiora das vezes é a mais externa.
O corte deve ser feito sempre pela base. "Após o corte, posicione a folha verticalmente para que a seiva amarela escorra. Este processo é importante para que se possa fazer uso do gel interno da folha sem a seiva, que pode ser irritante para a pele", finaliza a paisagista.
Leia também:
Cozinha em tons de verde? Veja ideias de projeto
Sem espaço? Saiba como incluir terrário de plantas na decoração