Roupas passadas e lisas - quem não ama? Mas, para isso, é preciso aprender como limpar o ferro de passar da maneira certa para não arruinar o tecido; veja!
O ferro de passar é um utensílio indispensável para eliminar rugas e vincos das roupas, garantindo um bom caimento e a elegância das peças. Mas tem algo que prejudica o uso do aparelho e, para isso, você precisa aprender a como limpar o ferro de passar roupa da maneira certa.
Caso contrário, o acúmulo de resíduos na chapa poderá tornar as perças de roupa pegajosas e causar danos ao tecido. A seguir, AnaMaria apresenta dicas detalhadas e métodos de como limpar o ferro de passar para mantê-lo sempre em ótimas condições.
Antes de iniciar qualquer procedimento de limpeza, um alerta de segurança: sempre manuseie o ferro com extremo cuidado para evitar queimaduras. Em algumas técnicas caseiras, será necessário usar o vapor na temperatura máxima. Nesse caso, direcione a saída de vapor para longe de você.
Como tirar mancha de roupa branca? 9 receitas caseiras infalíveis
Fique atenta às outras dicas que requerem o ferro ainda morno. Para esse método, desligue sempre o aparelho da tomada antes de começar.
As técnicas de como limpar o ferro de passar podem variar entre duas categorias: aqueles sem e com revestimento antiaderente e incluem tanto produtos tradicionais quanto substâncias culinárias:
Sem antiaderente
Espalhe uma camada generosa de sal sobre papel toalha. Aqueça o ferro e deslize-o sobre a superfície várias vezes. Depois, desligue o ferro, sacuda para remover o excesso de sal e limpe os resquícios com um pano.
Para sujeiras mais difíceis, faça uma pasta com uma colher de sopa de sal e adicione meia colher de vinagre branco. Esfregue na chapa com um pano e remova com um tecido úmido.
Misture uma colher de sopa de água com duas colheres de bicarbonato de sódio. Espalhe a pasta na chapa com uma espátula e esfregue com um pano.
Outra opção é misturar bicarbonato com vinagre branco para formar um limpador potente.
Misture uma colher de sopa de detergente líquido neutro em um copo de água. Esfregue a solução na chapa com um pano macio e remova com outro pano úmido.
Umedeça um pano limpo com água, aplique uma pequena quantidade de pasta de dente branca na chapa do ferro e esfregue suavemente. Limpe os resíduos com uma toalha úmida.
Modernidade e otimização: 5 dicas para deixar sua cozinha completa
Com antiaderente
Passe um pano embebido em vinagre branco puro na chapa do ferro sem esfregar com força.
Embeba uma toalha com vinagre, coloque o ferro sobre ela (desligado) por 30 minutos e, depois, limpe com um pano limpo.
Misture uma colher de sopa de detergente líquido neutro em um copo de água e use um pano macio ou toalha para esfregar a solução no ferro.
Encha o reservatório do ferro com uma mistura igual de vinagre branco e água. Ligue o ferro e utilize todo o vapor para limpar os resíduos dos orifícios. Repita o processo apenas com água pura para retirar qualquer resquício da mistura inicial.
Utilizar cotonetes embebidos em vinagre também são ideais para limpar os orifícios de vapor, mas evite usar palitos metálicos. A melhor opção, nesse caso, são palitos de madeira ou plástico.
Reformar um imóvel antigo: como manter o charme retrô com a modernidade?
É bom evitar a técnica popular que utiliza vela ou palha de aço, já que pode causar danos ao aparelho. A palha provoca riscos imperceptíveis que removem o esmalte da base do ferro, enquanto a cera da vela deixa resíduos que podem derreter nas roupas durante o uso futuro.
Outro lembrete é apenas utilizar receitas caseiras em casos de urgência. Produtos adequados possuem os componentes ideais para que a limpeza dos materiais seja eficiente e não ocorram danos.
Leia também:
Como o material das panelas pode influenciar no seu bem-estar?
Como preservar facas corretamente? 5 dicas para mantê-las sempre afiadas