Conheça os segredos para lavar as peças e deixá-las com cara de novas
Limpar as roupas de maneira adequada pode aumentar a sua durabilidade, sem falar no prazer e conforto que é vestir uma peça cheirosa e branquinha. Falando em roupas alvas, que atire a primeira pedra quem nunca se descabelou para remover as indesejáveis manchas dos tecidos brancos. Não é pra menos... Aline Silva, da Casa KM, afirma: “As peças claras exigem mesmo mais cuidados, pois os tecidos são delicados, sujam com facilidade e, com o passar do tempo, ganham uma coloração amarelada”. Mas calma! Esse perrengue está com os dias contados. A especialista revela truques práticos para lavar as roupas sem danificá-las. Confira!
Marcas amareladas nunca mais!
Ferver a peça em uma misturade água e pedaços de limão, além de deixá-la branca, proporciona um agradável aroma.
O leite ajuda a retirar aquele amarelado que a seda branca adquire com o tempo. Depois que ela for lavada, coloque-a de molho em um recipiente com água e ½ litro de leite.
Toalhas e panos de prato ficarão alvos se colocá-los de molho em uma solução de 25 ml de hipoclorito de sódio (alvejante sem cloro) para 10 litros de água. Deixe agir por 30 minutos e, então, inicie a lavagem no tanque ou na máquina. Para as peças com barrados bordados, após o molho, enxágue-as com uma mistura de água e vinagre branco. Em seguida, lave normalmente.
Para recuperar a brancura original da roupa, prepare uma solução com 50% de água e 50% de vinagre branco de álcool. Deixe as peças de molho por alguns minutos e, se quiser potencializar a ação, coloque a peça para quarar (tomar banho de sol). Depois, enxágue bem e lave na mão com sabão de coco.
É o fim da sujeira!
Roupas com tinta de caneta podem ficar de molho no leite morno. Em seguida, é só lavar como de costume e usar.
Aposte no sal para eliminar a marca de desodorante. Molhe o tecido previamente. Jogue 1 colher (sopa) de sal na mancha e esfregue de leve. Depois, lave a peça normalmente.
Manchas de gordura e vinho, se ainda estiverem molhadas, podem ser retiradas com um pouco de farinha de trigo. Polvilhe o produto na região e espere alguns minutos até o pó sugar a sujeira.
Caiu molho de tomate na roupa? Aplique no local 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em 3 colheres (sopa) de água morna. Deixe secar bem e retire com uma escova. Lave em seguida.
Sujeiras de comidas com pigmento natural ou corantes são eliminadas com vinagre branco. Coloque a roupa de molho num balde com água e 1 xícara (chá) do produto. Deixe agir por uma hora e lave.
Para remover graxa ou café, faça uma pasta de vinagre e bicarbonato de sódio e esfregue nas áreas atingidas. Deixe agir por alguns
minutos e já pode enxaguar.
O alvejante certo
O alvejante trabalha junto com o sabão para remover manchas e sujeiras, deixar mais brancas as peças dessa cor e tornar os tons de alguns tecidos mais vivos. Os tipos básicos são o de cloro e o de oxigênio. O alvejante à base de cloro é o mais eficaz e o menos caro, mas não pode ser utilizado em todos os tipos de tecidos. Já o produto à base de oxigênio é seguro para todos os tipos de tecidos. Como usá-lo: o produto deve ser colocado na água da lavagem ou diluído antes de a roupa ser colocada na máquina, nunca diretamente sobre os tecidos.
Dicas para melhor uso do alvejante
SEMPRE ALVEJE A PEÇA TODA, E NÃO APENAS UMA ÚNICA MANCHA.
PROCURE DILUIR O ALVEJANTE EM ÁGUA NA TEMPERATURA MAIS QUENTE POSSÍVEL, PORQUE ISSO MELHORA O
DESEMPENHO DO PRODUTO.
QUANDO LAVAR TECIDOS QUE CONTENHAM ELASTANO, UTILIZE APENAS ALVEJANTE À BASE DE OXIGÊNIO.
Tira-manchas também funciona!
Limpar as manchas o quanto antes é essencial para a fácil remoção. Quanto mais tempo a sujeira permanecer, maior será o ataque às fibras do tecido. Aplicar o produto no local da sujeira e dar uma leve esfregada é uma ótima opção. Sua fórmula não deixa as peças amareladas e consegue ser compatível com vários tecidos.