O empreendedorismo é fonte de renda para muitas mulheres – sendo o Brasil o 7° país com maior número de empreendedoras, de acordo com dados do Sebrae. Também é aliado para aquelas que buscam fazer um dinheiro a mais para completar o orçamento. Uma boa alternativa para isso é aproveitar as datas comemorativas e empreender na Páscoa é uma opção.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o consumo de chocolate atingiu 3,6 kg/por pessoa em 2022, contra 3,2 kg em 2021 – um aumento de 10%. Para a Páscoa deste ano a expectativa é de continuidade no crescimento das vendas.
Assim, seja para quem já está estabelecida no mercado ou para quem ainda está começando a empreender no setor, a Páscoa tem uma importância muito grande. “É uma das maiores oportunidades para apresentar seus produtos e conquistar os clientes. Nesse aspecto, apresentar diversidade e qualidade nos produtos, boas condições de preço e um serviço diferenciado são pré-requisitos”, explica o analista de competitividade do Sebrae, Vicente Scalia.
PRIMEIROS PASSOS
Para apostar nesse mercado, é importante ter em mente alguns passos, que incluem, por exemplo, pensar no espaço onde o empreendimento vai funcionar. Isso porque, como analisa o especialista, o chocolate é um produto muito instável que requer refrigeração constante para não prejudicar sua apresentação e validade.
Por isso, é importante escolher um local que possibilite manter uma temperatura constante com o mínimo de gasto de energia possível para manutenção do ar-condicionado e refrigeradores, orienta ele.
Outro fator que implica no sucesso do negócio é a escolha de bons fornecedores. “Os clientes estão cada vez mais exigentes, buscando produtos com certificação de origem e de qualidade diferenciada”, afirma Vicente.
Além disso, o consumidor gosta de ser surpreendido. Com isso, buscar inovações constantes é outra característica necessária para quem quer empreender no setor. “Use sua criatividade, inove constantemente, tanto nas receitas quanto nas embalagens”, aconselha o analista do Sebrae.
É importante ainda se atentar às normas da Vigilância Sanitária para com o trabalho no ramo alimentício. O especialista orienta, para isso, buscar cursos de manipulação de alimentos e não se descuidar com a higiene do ambiente de produção, dos utensílios e até mesmo de quem prepara os alimentos.
De maneira geral, o sucesso para empreender na área não depende apenas dos dotes culinários. “O futuro de seu negócio depende da forma como você o gerencia. Não basta fazer chocolates, bombons e trufas que encantam os clientes. É preciso saber exatamente qual é o retorno que essa atividade lhe proporciona. Na área de alimentos, é necessário conhecer e acompanhar de perto os custos e o lucro que você obtém em cada produto”, afirma.
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COMO SE DIFERENCIAR E FAZER UMA RENDA EXTRA NA PÁSCOA
Em meio a um setor cada vez mais competitivo, a diferenciação pode ser uma grande aliada para o sucesso do seu negócio. Nesse sentido, o público consumidor também está mais específico. “Os clientes deste segmento estão procurando produtos mais saudáveis e estão ficando mais exigentes”, explica.
O especialista ainda identificou uma tendência maior na busca por produtos de alta qualidade, com maior concentração de cacau e menos industrializados. Além disso, ingredientes diferenciados, como o caramelo salgado e pistache, e experiências multissensoriais estão fazendo a diferença, segundo ele.
E não para por aí. Outra tendência em alta é a dos kits confeiteiros com ovos de Páscoa surpresas para as crianças, os ovos com cascas diferenciadas (brownie, cookie, palha italiana, torta de limão, de morango e leite em pó), além do ovo de colher (metade do ovo recheada), considerado um produto que veio para ficar, de acordo com Vicente.
Vale também apostar, segundo o especialista, em kit para degustação, formado por ovos de diferentes gramaturas e com vários recheios; os mini ovos para dar de lembrancinha e as super barras.
DICAS
Se animou para empreender na Páscoa? O analista do Sebrae lista 5 dicas para te ajudar a começar neste mercado, confira a seguir:
1. Apresentação também conta
Não é só de doce que vive um negócio durante a Páscoa. “Procure também inovar na forma de apresentar o produto. Invista em embalagens, laços, colheres de boa qualidade, tags personalizadas. Chamar a atenção do cliente é importante e estratégico”, orienta Vicente.
2. Use e abuse das redes sociais
Aproveite o poder das redes sociais para divulgar suas criações e novidades. Você pode usar o Instagram para postar fotos dos seus produtos, divulgar preços ou até mesmo apostar em promoções para os seus clientes.
O Facebook pode ser uma ótima ferramenta para divulgar vídeos promocionais do seu negócio, mostrando seu processo de criação e opções de produtos disponíveis. “O WhatsApp Business vai ajudar com as encomendas. O Facebook Messenger também. Ele pode ficar conectado ao seu perfil comercial nesse canal”, explica ele.
3. Pense no cliente
Um grande diferencial dos doces artesanais é a possibilidade de customização com opção de encomendas personalizadas. Alguns clientes estão em busca de verdadeiros presentes em forma de doce, outros procuram lembrancinhas apenas. Por isso, é muito importante conhecer o público-alvo e apresentar propostas diferenciadas para os principais perfis de consumo.
Lembre-se de que cada cliente é único. “Dar ao cliente possibilidades de escolha e de combinação de sabores e produtos é uma solução que oferece mais autonomia a ele e que pode atender a um público maior”, declara o especialista.
4. Dê opções saudáveis
Vivemos um momento em que cada vez mais pessoas estão preocupadas em manter uma alimentação saudável. Oferecer uma linha fitness pode ser uma aposta de sucesso.
O público que frequenta academias e tem uma dieta regrada faz com que alternativas menos calóricas sejam pensadas. “Os doces feitos com o Whey Protein e com menor adição de açúcar são uma excelente opção de negócio visando a quem segue uma dieta alta em proteínas e baixa em calorias”, sugere o analista do Sebrae.
Investir na diversificação de sabores também é uma opção de negócio altamente válida para os mais diversos produtos especiais de Páscoa, segundo Vicente. Para isso, aposte em opções que envolvam recheios tradicionais, frutas e sabores regionais. “Dessa forma, a sua empresa valoriza os gostos do cliente e aproveita vantagens características que a sua região oferece.”
5. Considere todos os bolsos
Mas tudo isso tem seu custo, por isso é importante calcular o valor médio gasto pelos clientes. Avalie a possibilidade de oferecer brindes durante o período que antecede a Páscoa. “Itens de papelaria como cartões ou marcadores de livro ou mesmo entregas em domicílio sem custos são diferenciais para atrair e fidelizar seus clientes”, orienta Vicente.
Outro ponto importante é considerar as diferentes possibilidades para pagamento, como cartão de crédito e débito, Pix ou com dinheiro em espécie. “Vale a pena investir e pesquisar sobre as opções e escolher as que se encaixem melhor no seu negócio”, analisa o especialista do Sebrae.
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