As reflexões sobre trajetória profissional permitem diversos caminhos e saber o que o mercado procura e, principalmente, valoriza pode ajudar na hora de tomar decisões sobre a carreira. Pensando nisso, AnaMaria te apresenta 5 habilidades essenciais que toda empresa procura. Confira!
Skills tecnológicas, inteligência emocional, criatividade e comunicação assertiva são algumas das habilidades essenciais para colaboradores. Neste cenário, Benito Berretta, Managing Director da Hyper Island Américas, consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação, lista as cinco principais.
APRENDER DE FORMA CONTÍNUA
O domínio sobre as novas tecnologias é importante, mas com as transformações constantes, a relevância desses conhecimentos se alteram a todo momento. Então, para se destacar, é necessário desenvolver a capacidade contínua de aprender.
Benito identifica que desenvolver habilidades técnicas e interpessoais envolve um equilíbrio entre aprendizado prático e interação social: “para aprimorar habilidades técnicas, é crucial buscar educação formal, participar de cursos, workshops e adquirir experiência prática por meio de projetos. Além disso, manter-se atualizado com as tendências do setor é fundamental. No âmbito interpessoal, cultivar a comunicação eficaz, empatia e habilidades de trabalho em equipe é essencial”, diz.
DE OLHO NO EMOCIONAL
Inteligência emocional e colaboração também são características necessárias em um ambiente de trabalho cada vez mais interconectado.
Isso porque, de acordo com o especialista, a habilidade de construir relacionamentos, liderar equipes de maneira eficaz e adaptar-se a diferentes culturas organizacionais será cada vez mais necessário em um ambiente corporativo em constante mudança. “O pensamento crítico, sobretudo aplicado à resolução de grandes desafios, continuará sendo um diferencial, tanto para o profissional, quanto para o negócio”, afirma.
SABER OUVIR, SABER FALAR
Uma boa comunicação é fundamental, e buscar falar com assertividade, se comunicar efetivamente e ter uma escuta ativa são diferenciais significativos, aponta o especialista.
Dado que, com as múltiplas dinâmicas do mundo do trabalho, os colaboradores precisam estar aptos para expressar ideias, de maneira clara e persuasiva, e capazes de se adaptar a diferentes canais e públicos, seja por meio de apresentações, redes sociais ou outras plataformas.
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CRIATIVIDADE E AGILIDADE COGNITIVA
Com a dinâmica do mundo do trabalho direcionada aos processos e as necessidades de resultados, “adaptar-se rapidamente a novas situações e abraçar a mudança serão vitais para impulsionar a inovação e a competitividade no ambiente corporativo”, afirma Benito.
Para isso, exercitar a criatividade pode te ajudar nos momentos em que forem exigidos um maior “jogo de cintura”.
DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Pensar nos impactos sociais também é algo valorizado. Assim, sabe integrar os valores éticos e as ações socialmente responsáveis são elementos considerados diferenciados principalmente na seleção de talentos.
“As organizações valorizam colaboradores que compreendem a importância da diversidade, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa e que buscam contribuir para um impacto positivo na comunidade na qual estão inseridos”, pontua o Managing Director da Hyper Island Américas.
COLOCANDO NO CURRÍCULO
Em 2024, com o cenário corporativo demandando esta combinação de habilidades técnicas e interpessoais, saber como abordá-las no currículo, por exemplo, pode te ajudar a se destacar.
Para isso, o especialista orienta a construir um currículo organizando uma seção específica para as hard skills, destacando competências técnicas com palavras-chave, certificações e experiências práticas, e outra para soft skills, “integre exemplos concretos em suas experiências profissionais, evidenciando habilidades interpessoais e de resolução de problemas”, aconselha.
Isso porque as hard skills englobam conhecimentos específicos adquiridos por meio de treinamento ou experiência prática, como programação e fluência em idiomas, já as soft skills abrangem atributos mais sutis, como empatia e habilidades de comunicação.
Outro momento no qual elas podem ser evidenciadas é durante a entrevista de emprego. “Ao abordar hard skills, forneça exemplos específicos de sua aplicação em trabalhos anteriores, destacando resultados tangíveis. Para soft skills, compartilhe experiências que ilustrem suas habilidades interpessoais e adaptabilidade”, finaliza Benito.
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