O Carnaval chegou junto com as fantasias e maquiagens repletas de cor e brilho. É hora de separar o look para curtir os dias de festa, que prometem ser de muito sol e calor. Com isso, a proteção solar e a hidratação devem ser reforçadas. Mas, ao longo dos dias, podem surgir outras preocupações, como as possíveis assaduras, principalmente nas coxas e braços, por conta do atrito constante nessas regiões, seja pelo samba no pé ou pelo contato da pele com a fantasia.
Paula Colpas, dermatologista e consultora de TheraSkin, conta que o suor e o calor são a combinação perfeita para o surgimento desses incômodos. “A umidade nas áreas das coxas, virilhas e axilas, que estão mais expostas por conta do uso das roupas curtas, somada aos movimentos repetitivos e a fricção constante nessas regiões, podem levar ao surgimento de assaduras”, explica para AnaMaria Digital. “A recomendação é manter essas regiões sempre secas e protegidas com cremes que evitem o atrito e a umidade da pele”.
DICA ESSENCIAL
Para evitar esse baita desconforto, a médica dá uma dica essencial: “Hidrate bem a pele nos dias anteriores ao carnaval, tanto do rosto, quanto do corpo, para que ela esteja preparada para receber maquiagem, glitter, e utilize um talco líquido para evitar atritos no meio da multidão”.
Outra dica importante é de sempre beber água durante o bloco para manter o corpo hidratado e abusar do protetor solar.
Na volta para casa, os cuidados com a pele devem continuar recebendo atenção, principalmente na hora da remoção da maquiagem. A especialista indica: “Os demaquilantes bifásicos tiram a maquiagem mais facilmente e de forma mais profunda. Depois, é interessante limpar a pele com um gel ou sabonete de limpeza para remover todas as impurezas”, finaliza.
Praticando uma rotina saudável com a pele e utilizando os produtos corretamente, é possível curtir o carnaval sem se preocupar. Consulte sempre um dermatologista para orientações personalizadas.