A Associação Brasileira de Halitose (ABHA) lançou o 'SOS Mau Hálito', programa para alertar amigos de maneira anônima e profissional
Publicado em 31/10/2024, às 16h30
O mau hálito é um problema comum, mas silencioso — principalmente para quem sofre com ela. Por isso, a tarefa de avisar um amigo com 'bafo' é ingrata. Afinal, ninguém quer ser o porta-voz de uma informação tão constrangedora para quem ouve, não é mesmo? A saída pode ser a SOS Mau Hálito.
O serviço criado pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA) surge para fazer esse alerta de maneira profissional e educada. A instituição criou uma plataforma com o objetivo de avisar, de maneira anônima, para a pessoa que é vítima do problema bucal.
De acordo com a ABHA, aproximadamente 30% da população brasileira sofre com o mau hálito. O número representa cerca de 50 milhões de pessoas apenas no Brasil. Ou seja, é bem provável que você tenha algum familiar ou amigo com halitose e possa usar o SOS Mau Hálito.
Para usar o SOS Mau Hálito, basta acessar o site da Associação Brasileira de Halitose e clicar na aba que leva ao projeto. Na área, a instituição explica o objetivo: "Esta área é destinada a pessoas que têm um amigo(a) que tem esse problema e ficam constrangidas de informá-lo(a)".
A ABHA reforça que o espaço deve ser utilizado somente para ajudar quem realmente precisa de tratamento, sem espaços para brincadeiras e pegadinhas. O amigo deve sinalizar o nome e o e-mail da pessoa que irá receber a mensagem.
O órgão entra em contato em um prazo médio de 10 dias úteis. A mensagem enviada explica o motivo do contato, além de fazer alertas importantes sobre o mau hálito. Um dos trechos explica a razão para a própria pessoa não senti-lo: "Quando um odor é constante, as células olfativas se adaptam e, por 'fadiga olfatória', deixa de senti-lo. Por isso a pessoa que tem halitose não consegue sentir seu próprio hálito".
Clique aqui para acessar a mensagem completa da Associação Brasileira de Halitose no SOS Mau Hálito.