Veja quais os hábitos são os indicados na hora da higiene bucal
Sempre fomos ensinadas a escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia, usar fio dental e frequentar o dentista anualmente. Mas, há muitas outras coisas que podemos fazer em casa para garantir um sorriso bonito e prevenir problemas dentários. O dentista Dannilo Navarro Medina, da Clínica Medina Odontologia, de São Paulo, revela truques para cuidar muito bem da sua boca.
CONTROLE O ESTRESSE
O estresse a ansiedade também prejudicam a saúde dentária, pois eles são os causadores do bruxismo, que é o ato de ranger os dentes, e de distúrbios de ATM (articulação próxima ao ouvido). “Esses problemas podem causar muita dor e até desgaste dentário”, alerta Dannilo. Praticar esportes e cuidar da saúde mental ajudam a controlar os males.
PALITAR OS DENTES, NÃO!
O hábito pode ferir a gengiva e deixá-la suscetível à entrada de bactérias. Use fio dental.
GENGIBRE FAZ BEM
Ele é um anti-inflamatório natural e contribui para um sorriso mais branco e bonito. Prepare chás e inclua a raiz na receita.
CONTRA O MAU HÁLITO
Mau hálito e gosto ruim na boca podem ser sinais de gengivite (inflamação). Repare se sua gengiva está muito vermelha, inchada e sensível. Caso positivo, escolha uma escova de cerdas macias e consulte seu dentista para uma limpeza. Outro sintoma é a retração da gengiva, que deixa a raiz dos dentes exposta e pode até causar enfraquecimento e queda dos mesmos.
CORROSÃO
Refrigerantes e água com gás possuem ácidos que, com o passar do tempo, podem corroer os dentes. Por isso, após consumi-los, é recomendado fazer um bochecho com água. Aguarde alguns minutos e escove os dentes.
MENOS SENSIBILIDADE
Assim que comer limão (na salada ou em suco), em vez de escovar os dentes em seguida, faça um bochecho antes para tirar a acidez da fruta. “Isso evita que você espalhe o ácido pelos dentes e ameniza os sintomas de sensibilidade”, recomenda o especialista.
ESCOVAÇÃO QUE PREVINE SENSIBILIDADE
Você sofre com sensibilidade? Pode ser que sua raiz esteja exposta, e a forma como você escova os dentes pode contribuir para isso. Anote aí: escove os dentes de cima com movimentos de cima para baixo, bem de leve. Os dentes inferiores devem ser escovados debaixo para cima, sem empurrar a gengiva para baixo.
CLAREAMENTO EM DUAS HORAS
O clareamento caseiro evoluiu. Hoje, não é mais preciso dormir com o gel a noite toda. “Já existe um clareamento caseiro que você fica apenas 2 horas com o produto na boca. É indicado para quem tem sensibilidade. Converse com seu dentista”, diz Dannilo.
ALIMENTOS AMARELADORES
Sente seus dentes cada dia mais amarelos? Dê um tempo no consumo de café, vinho, chá, chimarrão, molho de tomate e chá-verde. Alimentos com corantes artificiais, como os refrigerantes, também precisam ser consumidos moderadamente.
RISCOS NOS DENTES
As escovas com cerdas muito duras aumentam as chances de retrações na gengiva, que contribuem para a exposição da raiz e aumento de sensibilidade. Evite-as!
CREME DENTAL CLAREADOR
Ele funciona para tirar manchas momentaneamente, mas não tem durabilidade prolongada. Para isso, melhor ir ao dentista mesmo.
PARA AS CRIANÇAS
Para prevenir o aparecimento de manchas brancas nos dentes dos pequenos, é preciso que eles usem um creme dental sem flúor, até que tenham coordenação para cuspir todo o produto. Só depois disso é que poderão adotar o mesmo produto dos adultos.
QUANDO NÃO DER PARA ESCOVAR…
Mascar chiclete sem açúcar após as refeições pode ajudar. Eles estimulam a salivação e diminuem o PH da boca, deixando-a menos ácida. Dessa maneira, evitam erosão nos dentes. “Escolha goma de mascar que tenha xilitol na composição, pois o adoçante ajuda a prevenir cáries”, explica o dentista.
A ESCOVA IDEAL
Quem tem manchas e tártaros precisa das escovas com cerdas um pouco duras (mas sem exagerar). Pessoas com gengivas mais finas precisam de cerdas mais moles.