Oito em cada dez casos de câncer no mundo estão relacionados ao modo de vida. E entre os principais fatores de risco está a falta de exercícios físicos. Mude de hábitos hoje mesmo!
Não é por acaso que a Organização Mundial da Saúde recomenda que pessoas entre 18 e 64 anos pratiquem pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana (o equivalente a 20 minutos por dia). Sabe-se que a prática regular de atividades físicas ajuda a prevenir diversas doenças, além de nos proporcionar a sensação de bem-estar. Sabia que, entre os males que podem ser evitados, está o câncer? De acordo com Daniel Gimenes, oncologista do Centro Paulista de Oncologia, do Grupo Oncoclínicas, “sedentarismo, sobrepeso e consumo excessivo de gorduras são considerados alguns dos vilões que respondem pela elevação no risco de desenvolvimento de tumores, em especial os que afetam intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama”. Não sabe por onde começar? Conversamos com Vinícius Possebon, preparador físico criador do Programa Q48, e elencamos seis dicas para ajudar nessa missão:
Exercício melhora a sua vida!
Além de espantar a moleza do corpo, Daniel Gimenes lista ainda outros hábitos que ajudam a evitar o surgimento de tumores:
- Alimente-se de maneira saudável. A dieta mediterrânea, que inclui o consumo de frutas, peixes, grãos e azeite, é uma excelente opção a ser seguida.
- Mantenha sua vacinação em dia. A vacina contra o HPV é um exemplo de método de prevenção da doença, uma vez que o vírus é responsável por nove em cada dez casos de câncer de colo de útero.
- Após os 40 anos, realize mamografia anualmente. A detecção precoce de um tumor aumenta consideravelmente as chances de recuperação em casos de câncer de mama.
- Evite cigarro ou derivados. Se você tem o hábito de fumar, saiba que um ano livre do vício é o suficiente para diminuir pela metade o risco de um infarto. Além disso, o fumo está associado ao desenvolvimento de tumores no pulmão.
- O câncer de pele é o tipo mais comum em todo mundo atualmente e pode ser facilmente prevenido. Basta evitar a exposição ao sol no período das 10h às 15h. Não abra mão do protetor solar: use um produto com fator de proteção mínimo de 30.