Após dar à luz ao primeiro filho, a influenciadora Yasmin Castilho compartilha relatos sobre o pós-parto que geram uma dúvida: o que é puerpério?
Publicado em 17/04/2024, às 12h00
Conhecida por produzir vídeos engraçados para a internet, Yasmin Castilho compartilhou nas redes sociais o nascimento de seu primeiro filho, no sábado (6). Bento é fruto do relacionamento de 10 anos da influenciadora com o marido, Lucas Provesi, que também ficou famoso por participar das brincadeiras da esposa.
Apesar de continuar com a veia do humor, o conteúdo de Yasmin mudou um pouco de foco. Agora, ela também compartilha ensinamentos sobre a maternidade e sobre o período que está passando: o puerpério. Após cinco dias do parto, a tiktoker revelou, em vídeo, o turbilhão de sentimentos que tem sentido.
"Hoje, meu bebê vomitou muito enquanto estava no peito. E eu, como mãe de primeira viagem, fiquei desesperada e desabei em chorar depois. Um sentimento de 'será que estou sendo uma boa mãe' invadiu todo o meu ser", ela escreveu no Instagram.
"Estou aprendendo tudo com o Bento, a trocar as fraldas, me vejo tremendo quando não consigo encaixar rápido os bracinhos na roupinha. Enquanto amamento, eu choro e peço a Deus que me capacite para ser a mãe que ele merece", desabafou para as seguidoras.
E o pai? Eliezer abre o jogo sobre a fase do puerpério: “Te faz menos homem”
Mesmo que seja um processo comum, responder o que é puerpério não é uma tarefa fácil. De uma forma técnica, o ginecologista César Patez explica à AnaMaria que é o período que vem logo após o parto e dura por volta de 45 a 60 dias.
"A partir da saída da placenta, o processo é iniciado e dura até a primeira menstruação. A partir desse período, o organismo da mulher volta a funcionar normalmente sem se dedicar ao feto", esclarece o especialista.
Já em outras palavras, é o momento em que o corpo da mulher está voltando às condições normais e, por isso, o período de duração pode variar para cada organismo, bem como os sintomas.
Confira 5 dicas para preservar a saúde mental na gestação e puerpério!
Assim como Yasmin, muitas mulheres também admitem sentir vontade de chorar sem motivo, ficam mais estressadas e não sentem libido. No entanto, o profissional conta que os sintomas são diversos e podem variar de mulher para mulher. "Na maioria dos casos, ocorrem esgotamento psicológico, cansaço excessivo e desequilíbrio no humor", afirma.
Em decorrência do parto, Cézar conta que também podem aparecer sintomas como cólicas ou sangramentos, mas faz um alerta: "Ambos os casos devem ser acompanhados e, caso a dor seja muito intensa, a mulher deve procurar uma unidade médica."
Endometriose: o que é e quais são os sintomas? Entenda a doença!
Vale ressaltar que o puerpério é um processo natural, mas a intensidade dos sintomas dependerá do organismo e de como ele se comportará no pós-parto. "Algumas mulheres não sentem dor abdominal nem quando menstruam. Nesses casos, elas podem se recuperar mais rápido."
"Já algumas mulheres têm condições genéticas que colaboram para a dor uterina, que, em muitos casos, é normal", comenta o obstetra. Ele conclui que a aparição dos sintomas do puerpério é normal, mas que, de uma forma ou de outra, esse processo sempre existirá.
Não é fácil! Como lidar com as mudanças do corpo na gestação?