Camila Pitanga, aos 46 anos, compartilhou recentemente em suas redes sociais que passou por uma experiência de saúde preocupante ao ser internada com um quadro de pneumonia assintomática. No entanto, tranquilizou seus seguidores ao informar que já está recuperada.
A atriz aproveitou o momento para alertar sobre os perigos dessa condição pouco conhecida, que pode ser facilmente confundida com outras enfermidades devido à “ausência de sintomas” característicos. Mas afinal, do que se trata essa doença? AnaMaria te explica!
“A pneumonia assintomática, também chamada de pneumonia silenciosa, é uma forma da doença em que os pacientes não apresentam os sintomas tradicionais, como febre e tosse com secreção”, explica a médica pneumologista Michelle Andreata, em entrevista ao Terra.
“Essa condição é mais difícil de ser detectada, já que não desperta os sinais clássicos que levam as pessoas a procurar ajuda médica. Nesses casos, a infecção nos pulmões pode se fortalecer sem o tratamento adequado, podendo levar a complicações mais graves”, acrescenta.
Apresentador Paulo Mathias descobre nódulo na tireoide durante exame ao vivo na TV
Recuperação de Camila Pitanga
A artista compartilhou em suas redes sociais o processo de diagnóstico e tratamento da pneumonia assintomática, destacando a importância dos exames preventivos e da conscientização sobre a saúde respiratória.
Ela ressaltou a necessidade de realização de exames de imagem para identificar a pneumonia assintomática, especialmente em pacientes com sintomas gripais. “Comecei a me sentir extremamente cansada, imaginei ser um princípio de estafa devido a muito trabalho”, destacou Camila.
“E questões pessoais que me demandavam bastante, longe de casa, saudade da família… O corpo não aguentou. Santos dias de descanso. Paralelo a isso, pediram também que eu fizesse exames para garantir que era ‘apenas’ cansaço”, reforçou a atriz.
Importância de exames
Março é o período dedicado à campanha “Azul-Marinho”, que visa ressaltar a relevância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoces do câncer colorretal. A colonoscopia desempenha um papel crucial nesse contexto, permitindo a detecção de quaisquer irregularidades.
Por essa razão, é fundamental realizar esse exame a partir dos 45 anos como parte da rotina de cuidados com a saúde. “Eu fiz e continuarei realizando esse procedimento regularmente, seguindo as recomendações médicas para manter minha saúde em dia”, concluiu a famosa.
Leia também
Vacinas, exames e alimentação: dicas para aumentar a expectativa de vida do seu cachorro
Animal de estimação: check-up pode prolongar a vida e gerar economia
Grávidas e mulheres com silicone: 10 dúvidas comuns sobre o exame de mamografia