Flávia Pavanelli viralizou nas redes sociais após a lente de seu dente cair; saiba como evitar
Publicado em 09/05/2023, às 08h00
Após mostrar sua lente de contato dental caída, o dente de Flávia Pavanelli viralizou nas redes sociais na última semana por seu tamanho minúsculo, e os internautas começaram a se questionar o que teria acontecido com a influenciadora. AnaMaria Digital foi investigar!
Segundo o cirurgiã-dentista Matheus Duarte, uma das possibilidades é que a digital influencer tenha tratado algum canal ou realizado uma restauração mais profunda, resultando no dente pequeno. Ele destaca, porém, que o mais provável é que o desgaste no dente da influenciadora esteja relacionado à aplicação das lentes de contato.
Ver essa foto no Instagram
“Pelo que falou no Instagram, ela colocou [as lentes] há muitos anos. No passado, eram produzidas facetas mais grossas, pensando que um material mais espesso teria uma maior resistência. Com isso, era feito um desgaste maior para não ficar aquele ‘dente gordo’. Assim, o que vemos hoje em dia são casos mais antigos com esses desgastes grandes”, explica.
No entanto, a tecnologia das lentes de contato avançou e, atualmente, o método é menos invasivo. Além da evolução do material, o cirurgião-dentista destaca que o entendimento de profissionais da odontologia também mudou, de modo que tentam conservar ao máximo a estrutura dentária original do paciente.
Muito além da questão estética, as lentes de contato foram criadas com o intuito de suprir a necessidade de reconstrução dental. Conforme o especialista, o dente tem um formato específico para manter em equilíbrio toda a parte funcional da boca.
“Só que, com o tempo, foi observado que a estética fica tão bonita e perfeita que, mesmo não tendo problema dentário, algumas pessoas optaram em fazer esse procedimento para melhorar o sorriso. Mas existe uma indicação, sim, para uma necessidade em questão funcional”, comenta.
Dentre estas necessidades, Matheus Duarte ressalta a questão do bruxismo - o ato inconsciente de ranger os dentes constantemente. O problema também acomete Flávia Pavanelli e o cirurgião-dentista ressalta que, na verdade, este é o “mal do século”, pois está relacionado a problemas de ansiedade que pioraram após a pandemia da covid-19.
Apesar das lentes de contato serem uma boa solução para os dentes desgastados pelo bruxismo, o especialista destaca a importância de ter um tratamento constante com placas específicas para evitar maior desgaste, ressaltando que um não substitui o outro.
“A placa é um dispositivo que você vai encaixar na sua arcada dentária para proteger os seus dentes, as lentes e a articulação. Ela vai auxiliar na manutenção da sua saúde e na durabilidade do seu trabalho com lentes”, explica.
O não uso da placa pode implicar em questões sérias de saúde, como o descolamento da lente de contato - o que gera gastos por cada ida ao consultório para reaplicação - e até mesmo à perda total do dente e necessidade de um implante.
Além de usar a placa para o bruxismo para evitar maiores problemas, a cirurgiã-dentista Claudia Consalter, sócia da OrthoDontic, destaca outros quatro cuidados para quem utiliza lentes que podem minimizar a chance de queda - e servem também para quem não tem bruxismo:
Apesar de ser um dos métodos mais utilizados hoje, a aplicação de lentes de contato não é a única maneira de recuperar um dente desgastado. Matheus Duarte também comenta sobre o uso de resina, que vem sendo muito procurada nas clínicas.
“Em 99% dos casos não é necessário fazer desgaste nenhum e o problema é resolvido de maneira muito rápida dentro do consultório. Trabalhamos apenas com o acréscimo e a colagem sobre a superfície do dente. Então, se daqui a um tempo a pessoa quiser tirar [a resina], o dente dela vai estar embaixo. Agora, quando se opta em fazer a lente de contato, você tem que ser usuário dela pelo resto da vida”, conta.
De qualquer maneira, o cirurgião-dentista destaca a importância de usar materiais de qualidade, tanto na aplicação de lentes, quanto no uso da resina. Além, é claro, de ser acompanhado por um profissional qualificado.
No caso da resina, Duarte destaca a importância da durabilidade do material, para que se tenha um resultado de médio a longo prazo, e da manutenção de brilho e cor. Já para as lentes, ele ressalta que tanto a qualidade da porcelana quanto a do cimento (cola das lentes) são imprescindíveis para um bom proveito.