Com a ajuda de um especialista, saiba como utilizar o limpador de língua e escolha o melhor modelo!
Manter a higiene bucal em dia garante a prevenção de cáries e outras doenças bucais. Para que isso aconteça, o uso da escova e do fio dental são sempre lembrados. Porém, muita gente se esquece que há um importante aliado para a higiene bucal ser completa: o limpador de língua. A seguir, saiba como escolher e usar o objeto!
Para solucionar as dúvidas relacionadas ao artigo de higiene, o cirurgião-dentista Fábio Azevedo, respondeu algumas das dúvidas mais frequentes à AnaMaria Digital.
“Assim como os dentes e a gengiva, a língua também causa mau hálito e problemas gengivais e até mesmo, altera o sabor dos alimentos, entre outros efeitos prejudiciais, por isso que é tão importante manter a região limpa”, aponta o especialista em Implantodontia.
Azevedo enfatiza que, quando a língua não é higienizada adequadamente, existe a formação de saburra lingual, camada esbranquiçada sobre a superfície da língua que adere à região, formada por restos de alimentos, muco da saliva, células mortas e microrganismos que se acumulam no local.
“Essa massa branca pode alterar a flora bucal, deixando toda a boca mais suscetível a desenvolver tártaro e cáries”, completa o especialista.
Existe toda uma variedade de limpadores de língua feitos especialmente para higienizar a região, já que escovas comuns são menos eficazes para combater a saburra lingual. Eles podem ser encontrados nas boas farmácias, em materiais e formatos variados.
Em geral, esse instrumento consiste em uma haste com extremidade arredondada ou em formato de gota. Quanto aos materiais, normalmente, eles são de plástico, ou ligas metálicas e podem ter cerdas ou não. Em geral, são divididos em dois tipos:
Limpador de língua: assim como as escovas, possui cerdas. O recomendado é que se use um creme dental ou spray de limpeza no momento da higiene. Como as cerdas se desgastam mais rápido, a troca do acessório de limpeza tem de ser feita frequentemente.
Raspador de língua: não possui cerdas e não necessita de creme dental ou spray. Além disso, é mais confortável para quem sente ânsia de vômito com toque no fundo da língua.
Estique a língua o quanto for confortável para você, colocando a superfície o mais para trás possível sem engasgar. Aplique força suficiente para que o raspador fique plano contra a língua (mas não tanto a ponto de machucar), e mova o limpador lentamente para a ponta da língua.
Cuspa qualquer saliva e detritos que tenham se acumulado na língua e enxágue aqueles que estiverem no limpador. Repita a operação várias vezes, certificando-se de ter raspado toda a superfície. Em seguida, lave o limpador de língua na torneira e deixe secar.
Outro ponto importante é optar por um modelo com ou sem cerdas, conforme a preferência individual. Esta será a diferença de limpador (com cerdas) e raspadores (sem cerdas), sendo que ambos são adequados para a higienização da área. “Os limpadores com cerdas parecem escovas de dente e podem ser usados com creme dental, mas precisam ser trocados com regularidade”, diz o dentista. “Já os raspadores dispensam o uso de creme dental e duram bem mais, além de serem os preferidos pelas pessoas que sentem ânsia de vômito quando escovam a língua”, conclui o especialista.
Quando se tem o hábito de higienizar a língua todos os dias logo após a escovação, e o uso do fio dental, a rotina de limpeza bucal fica completa, o que, sem dúvida, evita o desconforto causado pelo mau hálito e, ainda, previne cáries e outros problemas bucais.
Em tempo: além dos bons hábitos no dia a dia, manter visitas frequentes ao seu dentista também é fundamental para o controle de cáries e perdas dentárias.