AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Higiene íntima: desvende mitos e verdades sobre o que é indicado ou não

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre esse assunto

Da Redação Publicado em 24/09/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O uso de desodorante íntimo não é indicado - silviarita/Pixabay
O uso de desodorante íntimo não é indicado - silviarita/Pixabay

Existe um jeito certo para fazer a higiene íntima? Posso passar desodorante na região? Quais os principais cuidados que são necessários para área? Pensando em acabar com suas dúvidas, AnaMaria Digital conversou com a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, especialista em saúde sexual, para desvendar diversos mitos sobre o assunto.

USAR DESODORANTE ÍNTIMO É INDICADO?
Mito. Ele pode prejudicar a região genital com o tempo. Fazer a higienização adequada no local já é suficiente. Caso a mulher apresente algum odor desagradável, o correto é procurar o ginecologista para avaliação.

EXISTE UMA MANEIRA IDEAL DE SE FAZER A HIGIENE ÍNTIMA DA MULHER?
Verdade. A região deve ser lavada com água e sabonete durante o banho, uma a duas vezes por dia. Mas não há necessidade de lavagem em excesso, pois pode retirar a proteção natural da região e desencadear infecções.

MELHOR USAR SABONETE ÍNTIMO ESPECIAL PARA A REGIÃO?
Verdade. Seu PH fisiológico ligeiramente ácido ajuda a manter a vagina com a sua acidez ideal. Usar sabonete com outro tipo de PH pode alterar o da região genital, predispondo o surgimento de infeções vaginais. No entanto, o melhor é conversar com o ginecologista sobre o produto mais adequado, pois alguns contém muito conservantes ou substâncias químicas que podem também, a longo prazo e em excesso, causar infecções vaginais. Na hora de usar, o melhor é colocar o produto na mão, fazer espuma e só depois aplicar na região para lavagem adequada.

POSSO FAZER A HIGIENE ÍNTIMA COM VINAGRE?
Mito. O uso do vinagre não é um método seguro e não deve ser realizado indiscriminadamente, apenas com indicação médica e dependendo da patologia que a mulher apresenta.

MELHOR APOSTAR NAS CALCINHAS DE ALGODÃO?
Verdade. Esse tipo de tecido permite a livre circulação de ar na região, não abafando. Tecidos sintéticos podem deixar o local mais abafado, causando mais infecções genitais. Deixe para usar calcinhas de outros materiais em alguma situação especial.

USAR LENÇOS UMEDECIDOS É PREJUDICIAL PARA A HIGIENE ÍNTIMA?
Verdade. O produto é válido em situações de exceção, como quando a mulher está fora de casa, para uma higienização rápida. Só não vale utilizado todos os dias, pois podem causar o ressecamento da região, atrapalhando a acidez do local e também tirando a barreira protetora.

POSSO FAZER A HIGIENE ÍNTIMA COM BICARBONATO DE SÓDIO? 
Verdade. No entanto, isso só deve ser feito com indicação médica. É muito utilizado em alguns casos de vulvovaginites, porém também precisa do aval do ginecologista, pois pode acabar atrapalhando, dependendo do tipo de infecção vigente.