A gestrinona é um hormônio esteroide progestágeno sintético utilizado como contraceptivo e/ou tratamento para endometriose. Conhecida como “chip da beleza”, ela pode apresentar desvantagens para o cabelo entre seus efeitos colaterais. Conheça todos eles!
A dermatologista Vivian Armelin explica que a gestrinona é um dispositivo em formato de um pequeno tubo de silicone que é inserido sob a pele. A substância possui função anabolizante, podendo ter como consequência o aumento da massa magra, a melhora da libido e da performance. Por isso é chamado erroneamente de “chip da beleza”. Vale destacar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu em 2021 a propaganda de produtos que contêm a substância.
DESVANTAGENS DA GESTRINONA
Acontece que a substância também pode ter seus efeitos colaterais tanto na saúde quanto na beleza dos cabelos e da pele. Dentre os possíveis danos, a especialista destaca que a gestrinona possui ação anti androgênica, ou seja, inibe a ação dos hormônios masculinos (como a testosterona) de mediar seus efeitos biológicos no organismo.
“Seus efeitos adversos, principalmente à pele e ao cabelo, são intensos, podendo causar o aumento da oleosidade do rosto e dos fios”, explica. Ela conta que, apesar de trazer vantagens estéticas como emagrecimento, redução de celulite, ganho de massa muscular e aumento da disposição física, a gestrinona também pode ter efeitos negativos, principalmente nos cabelos.
EFEITOS COLATERAIS
“Apesar dos benefícios prometidos com o uso do implante, devemos alertar a respeito de alguns efeitos colaterais, como surgimento de acne, aumento da oleosidade de pele e cabelos, edema e engrossamento da voz. Além disso, a gestrinona pode causar queda acentuada dos fios, inclusive aumentando as famosas entradas [calvície]” conta Vivian Armelin.
Justamente pela diversidade de possíveis efeitos colaterais, a dermatologista destaca a importância de seguir as orientações médicas e não utilizar a substância sem prescrição. A gestrinona ainda possui algumas contra indicações, por isso é fundamental avaliar com um profissional se o uso é seguro e necessário para cada caso.