Saiba como conciliar o 'Sono de Beleza' à saúde capilar
O Dia Mundial do Sono é celebrado nesta sexta-feira, 18 de março. Por isso, AnaMaria Digital decidiu reunir algumas dicas super especiais unindo o tão famoso 'Sono de Beleza' à algumas recomendações de cuidados capilares.
Segundo a médica dermatologista, Luciana Passoni, a expressão 'Sono de Beleza' não é só para os contos de fadas. Afinal, a falta de sono e a sua má qualidade crônica podem aumentar os níveis de cortisol (hormônio do stress), provocar fadiga, e tudo isto se vai revelar de forma muito visível no seu rosto.
"Enquanto descansamos, existe um aumento da circulação cutânea que, por sua vez, estimula a capacidade de absorção de nutrientes e vitaminas da pele, esse é o melhor momento para aplicar produtos indicados para a sua pele com princípios ativos nutritivos e com propriedades hidratantes", destaca a especialista.
Segundo Luciana, é sempre importante manter uma boa rotina de sono e existem vários truques para dormir com mais facilidade, como ler, manter o ambiente em que você dorme escuro e tranquilo e praticar regularmente exercícios físicos.
A dermatologista ainda destaca que o hábito de dormir pouco pode causar a queda aguda dos fios. "Essa deficiência afeta o sistema imunológico e o aumento do hormônio cortisol (a privação das horas adequadas de sono leva ao aumento do estresse), que está ligado à saúde da pele e consequentemente do couro cabeludo", afirma.
Reunimos algumas dicas da Dra. Luciana Passoni sobre como cuidar dos cabelos na hora de dormir.
Esse hábito provoca fraqueza e quebra nos fios, além de, em alguns casos, causar fungos no couro cabeludo devido à umidade - podendo causar coceira, provocar o surgimento até de bactérias no couro cabeludo.
Como acontece com a maquiagem na pele, é essencial remover qualquer produto fixador dos fios antes de dormir, como gel, spray ou mousse. Eles enrijecem a fibra, deixando-a mais propensa a quebrar com qualquer dobra.
Durante a noite é possível nutrir os fios com óleo vegetal, aproveitando o período de sono para nutrir e hidratar os fios. A umectação noturna feita com óleos vegetais para cabelos é capaz de manter a umidade dentro do fio, eliminando o ressecamento, além de tratar profundamente, reduzindo o frizz, promovendo brilho, maciez e balanço.
Os óleos mais comuns para umectação são: Óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino, óleo de abacate, óleo de argan, óleo de linhaça. Antes de dormir, aplique o óleo nos cabelos secos, estejam eles limpos ou não, enluvando e massageando mecha por mecha. Prenda os fios com um tecido de algodão para proteger contra o frizz.