AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / SURPREENDENTE!

Como funciona o teste de DNA? Entenda como José Inocêncio saberá que Teca é da sua família

Primogênito de José Inocêncio, de 'Renascer', explicará à família como funciona o teste de DNA feito em Teca. O exame também é utilizado como prova criminal

Teste de DNA pode ser feito usando amostras biológicas das unhas, sangue, urina e fios de cabelo. - Reprodução/TV Globo
Teste de DNA pode ser feito usando amostras biológicas das unhas, sangue, urina e fios de cabelo. - Reprodução/TV Globo

A relação de Teca com a família de José Inocêncio é um dos grandes mistérios de 'Renascer'. A jovem vende a ideia de que o filho que espera é de Venâncio. No entanto, o exame de paternidade exigido pelo protagonista irá revelar a verdade. Mas afinal, como funciona o teste de DNA?

O assunto volta à tona ao longo desta semana, mais precisamente no capítulo deste sábado (8). José Augusto será o responsável por dar a notícia à família. O médico, criador da farsa e conhecedor da verdade, não entenderá o resultado. Du, que sabe que é o pai verdadeiro, também não.

"Apesar de Venâncio não ser o pai da criança, existe uma relação genética, um parentesco, entre Teca e o filho dela com a nossa família", explica o primogênito, sobre como funciona o teste de DNA. "Se não tiver nenhum erro no exame, é possível que essa criança seja de sua família", completa Buba.

Em meio à desconfiança e choque de José Inocêncio com a revelação, Augusto liga para Rachid, que irá destrinchar a história. O libanês irá contar que Teca é neta de Marianinha, irmã de Maria Santa. Ou seja, a ligação de Teca com Inocêncio é pela família materna, já que ela é sobrinha-neta da grande paixão do protagonista. Por isso o teste de DNA irá acusar a ligação parental.

O que é intersexo? Bebê de Teca em 'Renascer' tem a condição

O teste de DNA

Você sabe como funciona o teste de DNA? O exame é muito comentado, mas quase sempre de maneira superficial. Seja em brigas familiares, disputas judiciais, heranças ou nos casos das novelas, o procedimento é assunto comum.

Porém, muitas pessoas ainda não entendem a análise. Se você faz parte deste grupo, está no lugar certo: AnaMariate explica como funciona o teste de DNA. Inicialmente, vale entender como surgiu: foi em 1985, na Universidade de Leicester, na Inglaterra, graças ao geneticista Alec Jeffreys.

Exames de DNA: muito mais do que paternidade, eles podem prever doenças; entenda

O objetivo inicial era ajudar a medicina forense. A técnica de impressão digital foi responsável por auxiliar na identificação de casos criminais, permitindo a análise mais precisa de evidências biológicas identificadas na cenas de crimes. 

Depois, o teste de DNA também passou a ser utilizado para provar se há, ou não, vínculo de genitura entre duas pessoas. Ou seja, fornece uma resposta concreta de possíveis parentesco entre irmãos, filhos e genitores, com os famosos testes de paternidade.

como funciona o teste de dna exame de paternidade
Teste de DNA permite comparação entre dois ou mais materiais genéticos. Foto: Freepik

Como funciona o teste de DNA?

O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é a molécula que carrega as informações genéticas de cada indivíduo. É oriundo dos genitores - ou seja, pai e a mãe biológicos, e são usadas no crescimento, desenvolvimento, funcionamento e reprodução de todos os organismos vivos e muitos vírus.

O teste de DNA é feito utilizando diversos materiais biológicos, como sangue, saliva, pele, unha fios de cabelo e outros, de um ou mais indivíduos. Cada pessoa apresenta um material genético único, o que garante uma precisão de mais de 99% nos resultados.

O DNA não pode ser alterado por drogas, álcool, medicamentos e outras substâncias, além de alimentos, idade e estilo de vida ou procedimentos cirúrgicos. Porém, o paciente em questão não pode ter realizado transfusão de sangue por no mínimo 120 dias. No caso do transplante de medula óssea, recomenda-se esperar ao menos um ano. 

como funciona o teste de dna material genético
Material genético para exame de DNA pode ser encontrado em unha, fios de cabelo, sangue, urina e outros. Foto: DC Studio/Freepik

O teste começa com a a captação dos materiais biológicos que contém o DNA. O segundo passo é a extração do DNA das moléculas contidas na amostra retirada. Em seguida, usa-se a técnica de técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), que é utilizada para amplificar e multiplicar pequenas quantidades de DNA, para que tenham quantidades suficientes para análise.

Uma vez amplificado, os técnicos fazem o sequenciamento de DNA, método que codifica a sequência de nucleotídeos que compõem o material genético. Os padrões de DNA obtidos são comparados com o possível genitor, filho ou suspeito de um crime, por exemplo.

A última etapa é a interpretação dos resultados: os especialistas analisam os resultados em questão e determinam a probabilidade de parentesco ou correspondência genética com base nas sequências e padrões observados.