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Bem-estar e Saúde / Dieta e exercícios

Como dar um fim na "barriga de cerveja"? Separamos dicas práticas

Não vai ter jeito: para perder a "barriga de cerveja" é preciso tomar algumas providências

Karla Precioso

por Karla Precioso

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Publicado em 10/09/2023, às 08h00

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Separamos dicas práticas para você dar um fim na "barriga de cerveja"? - Unsplash
Separamos dicas práticas para você dar um fim na "barriga de cerveja"? - Unsplash

Muitos homens - e algumas mulheres - sofrem com a barriga saliente. Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, além de praticar exercícios cardiovasculares, como corrida, é importante fazer musculação, já que esses exercícios promovem o ganho de massa muscular e a perda de gordura.

Também é fundamental beber cerca de 2 litros de água por dia, comer de três em três horas, seguindo um plano alimentar orientado por um especialista, e ainda dormir cerca de sete a oito horas por noite. Veja mais dicas práticas!

REDUZA O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

A principal causa de gordura abdominal nos homens é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Por isso, o primeiro passo é substituir o álcool por água ou chá verde, que ajudam a emagrecer.

EVITE AÇÚCAR E GORDURA

Diminuir a quantidade de açúcar e gordura, evitando alimentos ou bebidas açucarados e gordurosos,
como bolos, biscoitos, balas, sorvete, geleia, goiabada ou refrigerantes, também é fundamental.

AUMENTE O CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNA

Consumir alimentos ricos em proteína (carne, peixe, ovo, leite, queijo, iogurte, feijão, ervilha, arroz integral e soja) ajuda a perder barriga, já que o nutriente é essencial na perda de gordura abdominal.

DIMINUA A QUANTIDADE DE CARBOIDRATOS

Evite consumir pão, cereais, arroz ou macarrão, pois a quantidade de fibras é muito baixa. Dê preferência a legumes, vegetais, leite, queijo, iogurte, peixe e ovos, além de carboidratos integrais, como macarrão, pão e arroz integrais.

CONSUMA ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

O consumo de fibras promove maior sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer e fazendo com que exista um maior controle a nível metabólico, já que o açúcar do sangue estará mais controlado e, assim, favorecerá a perda de peso e de gordura abdominal. Coma cereais integrais, frutas, vegetais, leguminosas e frutos secos. Fibras solúveis são encontradas no pêssego, banana, pera, morango,
tangerina e brócolis: aumente sua ingestão. Elas ligam-se à água e formam um gel espesso que fica no intestino, conferindo uma sensação prolongada de saciedade e apetite reduzido.

PRATIQUE EXERCÍCIO REGULARMENTE

Aliar o exercício aeróbico, como caminhada, corrida ou natação, com exercícios de musculação, como prancha abdominal, agachamento, abdominais ou flexões, ajuda a queimar a gordura acumulada.

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