AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Apenas pessoas com sobrepeso? Veja 10 mitos e verdades sobre o Diabetes

O consumo excessivo de açúcar não é a única causa do diabetes; veja outras

*Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 23/11/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja 10 mitos e verdades sobre o Diabetes - Myriam Zilles/Unsplash
Veja 10 mitos e verdades sobre o Diabetes - Myriam Zilles/Unsplash

O diabetes é uma condição de saúde séria e, infelizmente, cercada por muitos mitos e equívocos. Por essa razão, decidi explorar algumas das falácias mais comuns sobre o diabetes, esclarecendo as verdades que todos deveriam saber. Vamos lá?

Mito 1 - Diabetes é apenas um desequilíbrio do açúcar no sangue

O diabetes é muito mais do que uma simples elevação do açúcar no sangue. É uma doença sistêmica, que pode afetar o corpo inteiro, aumentando o risco de doenças cardíacas, comprometimento da visão, danos renais e neuropatia, que podem ter consequências sérias e duradouras para a saúde.

Mito 2 - Apenas pessoas com sobrepeso têm diabetes

O diabetes tipo 2 está frequentemente associado ao excesso de peso, mas também pode afetar pessoas magras devido a fatores genéticos e estilo de vida.

Mito 3 - Diabetes é causado pelo consumo excessivo de açúcar

O consumo excessivo de açúcar não é a única causa do diabetes. Como citado, fatores genéticos, estilo de vida e obesidade também desempenham um papel crucial em sua formação.

Mito 4 - Se você tem diabetes, não pode comer carboidratos

Carboidratos são uma parte importante da dieta e podem ser consumidos por pessoas com diabetes, mas sempre com um monitoramento cuidadoso da quantidade e do tipo de carboidrato.

Mito 5 - Diabetes não é uma condição grave

O diabetes é uma condição séria que requer gerenciamento adequado. Se não for controlado, pode levar a complicações debilitantes e até fatais.

Mito 6 - Diabetes não pode ser prevenido

Embora a genética tenha um peso nesse quesito, muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos ou adiados por meio de mudanças de rotinas, como alimentação saudável e exercícios.

Mito 7 - Insulina é a única opção de tratamento para diabetes

Existem várias opções de tratamento para diabetes, incluindo medicamentos orais, injeções não insulínicas e hábitos saudáveis.

Mito 8 - Diabetes não afeta crianças

O diabetes tipo 1 pode afetar crianças e adolescentes, embora o tipo 2 também esteja se tornando mais comum em jovens devido à obesidade infantil.

Mito 9 - Se você tem diabetes, sempre terá sintomas visíveis

Nem sempre os sintomas do diabetes são óbvios. Alguns podem ter diabetes por anos sem saber.

Mito 10 - Diabetes não tem cura

Embora não haja cura para o diabetes, ele pode ser controlado e gerenciado com sucesso.

Conhecer a verdade sobre o diabetes é essencial para o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz. Consulte sempre um profissional de saúde para avaliação e orientação adequadas.

*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi ; Podcast: Não leve a mal, é hormonal. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!