Saiba mais sobre um dos métodos contraceptivos mais seguros para evitar a gravidez indesejada
Pâmella Gomes, sob supervisão de Victória Gearini Publicado em 29/06/2022, às 12h04 - Atualizado às 17h04
Muitas mulheres ficam em dúvida de qual contraceptivo é o mais seguro e eficaz para evitar uma gravidez indesejada. Você sabia que o DIU é um dos métodos mais seguros? E, pensando nisso a AnaMaria separou 4 fatos sobre o DIU que você precisa saber.
Mulheres que já tenham tido relação sexual, mas nunca tiveram filho, podem sim usar o DIU. Mas antes disso é necessário fazer uma série de exames, como por exemplo, a ultrassonografia endovaginal para fazer uma avaliação antes da aplicação do contraceptivo.
O DIU não é um contraceptivo abortivo ao contrário do que muitos acham, acontece que na verdade ele impede a junção do óvulo com o espermatozoide, sendo assim age antes da fecundação. Por fim, não é considerado abortivo.
Nem todas as mulheres podem usar o DIU. Em alguns casos clínicos o dispositivo intra uterino não é recomendado. Normalmente, isso ocorre em casos de mulheres com câncer, grávidas ou suspeita de gravidez. Mesmo assim o correto é sempre procurar um médico e realizar exames.
Com o uso do DIU, o fluxo menstrual se torna maior por causa do dispositivo, mas com o passar dos meses a tendência é diminuir. Cada tipo de DIU reage de uma forma no organismo, ou seja, no hormonal o fluxo é mais leve e no de cobre o fluxo pode ser maior nos primeiros ciclos.
Para saber mais sobre o contraceptivo DIU, confira o confira abaixo o podcast da AnaMaria, disponível nas melhores plataformas de áudio.
Para conferir a programação completa, clique aqui!
Durante e após a gravidez é fundamental seguir uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, além de ter uma rotina de cuidados com a pele. Tais hábitos são benéficos tanto para a mãe quanto para o bebê. Saiba mais!