Será que raspar o cabelo faz os fios crescerem mais fortes? Veja mitos e verdade
Quando o assunto é cabelo, costumamos nos deparar com muitas dúvidas sobre o assunto. Mas o que realmente é verdade e o que pode ser apenas uma crença duvidosa nessa história?
AnaMaria Digital conversou com o cabeleireiro Tharik Bonomo, que é pós-graduado em tricologia e terapia capilar, para esclarecer os mitos e verdades que ninguém te conta sobre as madeixas. Confira!
Mito. Raspar os fios não faz os fios crescerem diferentes. A sensação de crescimento mais rápido é uma reação natural do organismo, que se esforça para voltar ao tamanho que tinha, para "defender" o corpo do corte de cabelo, que é subentendido como uma agressão externa.
Se o cabelo estava danificado, raspar os fios que estavam comprometidos poderá aparentar mudança na textura pelo fato de que os fios que irão crescer não apresentam os mesmos danos. No entanto, a “força” do cabelo permanece a mesma.
Mito. O cabelo não se acostuma com os produtos. Ao longo do tratamento, as necessidades dos fios naquele período vão sendo supridas. Supondo que se você tem o cabelo ressecado e usa uma máscara hidratante, é provável que seu cabelo não tenha mais a necessidade de ser hidratado e o próximo passo seja uma reconstrução dos fios, por exemplo. Por isso, é importante escolher e trocar de produtos de acordo com o que a saúde do seu cabelo necessita no momento.
A princípio, sim. Isso acontece porque o cobre e metais, como ferro e manganês, estão presentes em grande parte da nossa água, incluindo a da torneira e água de poço. Quando o cloro é introduzido na piscina como um agente de limpeza, ele oxida os metais duros encontrados na água.
Assim, o cobre é oxidado pelo cloro e, com o cabelo sendo poroso, liga-se ao cabelo e fica com uma tonalidade esverdeada. O cobre também pode entrar na água da piscina a partir de certos algicidas à base de cobre. A boa notícia é que dá para evitar. “Você pode proteger o cabelo usando um condicionador leave-in antes de nadar. Além disso, lave e enxágue o cabelo assim que sair da piscina", aconselha o cabeleireiro.
Também vale ir ao salão e pedir um “seal coat” ou um “gloss coat”, que sela muitas cutículas no cabelo. Isso impedirá que o cobre se prenda aos fios de cabelo e o torne verde, afirma Tharik Bonomo. “Não entre na piscina com o cabelo seco. Se você começar com o cabelo molhado, o cloro e o cobre não ficarão presos ao cabelo com tanta força.” completa o tricologista.
Verdade. Lavar os cabelos oleosos com tanta frequência pode provocar efeito “rebote”. Isso acontece pelo fato de que o organismo sinaliza a falta de óleo no couro cabeludo e passa a produzir ainda mais. Para minimizar o efeito da oleosidade, aposte na dupla água fria e shampoo.
Verdade. De acordo com Tharik Bonomo, quando o seu couro cabeludo produz muita gordura e você não se livra dela, pode notar que cairá mais cabelo. Isso acontece porque o sebo (óleo) torna o cabelo “sujo” e pode obstruir o folículo, o que influencia na queda. Então, água nos fios!
Mito. O crescimento do cabelo ocorre na raiz, não nas pontas, então cortar as pontas do cabelo não afeta realmente os folículos que são responsáveis pelo crescimento do seu cabelo. “Cortar o fio não interfere em sua força. Muitas vezes temos essa impressão porque, quando as pontas danificadas são retiradas, os cabelos ficam com uma aparência mais saudável. Vale lembrar que o bulbo capilar é o responsável pelo crescimento do cabelo e não a ponta do fio”, esclarece Tharik.
Mito. Tharik Bonomo finaliza explicando que, o cabelo fica mais elástico quando molhado e também tem maior tendência a quebrar, nesse caso você pode sentir que mais cabelo está caindo quando, na verdade, está apenas quebrado.
Se o seu cabelo está em processo de queda, a escovagem junta o cabelo que está prestes a cair de qualquer maneira. Mas vale ressaltar que escovar o cabelo molhado não é o que causa a queda.