Veja o que você não pode esquecer na hora de fazer as malas de viagem do bebê
Organizar a mala de viagem do bebê não é uma tarefa fácil, mas algumas boas dicas pode tornar a tarefa mais prática. Para Lory Buffara, CEO e consultora de enxoval da Mommy’s Concierge, essa missão começa com uma análise de qual é a temperatura tanto de dia quanto de noite no destino da família e a quantidade de dias que a viagem durará. Ao ter isso em mente, os pais podem então começar a separar o que levarão para a criança no passeio.
Como lembra Fabiana Milan, gerente de marketing da Alô Bebê, é fundamental que a família não se esqueça dos documentos do bebê na hora de montar a mala de viagem. É importante que os pais levem o RG ou a certidão de nascimento do pequeno, a carteirinha do convênio caso tenha e o passaporte caso seja uma viagem para o exterior.
Após separar os documentos, é hora de começar a organizar os itens pessoais do bebê. No banheiro, Luciana Andrade, idealizadora da marca Passalinho, recomenda que os pais levem shampoo e sabonete, hidratante corporal sem perfume, escova e pasta de dente (caso o pequeno já use), pente ou escova de cabelo, pomada de assadura e kit para cortar as unhas.
Lory ainda lembra a importância de não esquecer o protetor solar e o repelente, de preferência orgânicos para não agredir a pele do bebê. “Na minha opinião, também não pode faltar roupas para piscina/praia, com fator de proteção solar, chapéu e ainda óculos de sol para o pequeno - hoje em dia existem modelos que não caem da cabeça e protegem contra os raios UVA e UVB”, detalha a consultora de enxoval.
A fralda descartável também é um item imprescindível ao montar a mala de viagem do bebê. Inclusive, para locais com piscina e/ou praia, não se deve esquecer as fraldas específicas para esses ambientes. Na dúvida de qual comprar, consulte o pediatra do pequeno!
A escolha das roupinhas do bebê dependerá da temperatura do destino em que a família está indo. Segundo Luciana, é importante levar para locais quentes:
“Já se o destino for um lugar muito frio, é bacana ter roupas térmicas para usar por baixo, pois elas vão manter o bebê quentinho. Casacos, luvas e gorros também são itens essenciais”, explica Lory. A consultora de enxoval ainda recomenda os pais a levarem uma manta térmica e/ou de plush.
Para tornar a viagem mais prática, Fabiana aconselha os pais a levarem um carrinho de bebê compacto, o qual é mais fácil de limpar e guardar. Inclusive, em viagens de avião, ele pode ser transportado dentro da própria aeronave, diminuindo os riscos de estragar o produto.
Já a família que vai viajar de carro precisa pensar também na cadeirinha para o veículo. “Nesse caso, os principais pontos a serem observados são segurança e conforto. A cadeirinha precisa ter o selo do Inmetro, cinto de segurança de cinco pontos e ser confortável para o pequeno”, aconselha a gerente de marketing da Alô Bebê.
Por fim, mas não menos importante, a mala de viagem do bebê precisa conter um kit de primeiros socorros. Dentro dele, é importante que os pais tenham desde um termômetro até remédios que o pediatra receitou ao pequeno, como antitérmico, analgésico, e até mesmo antibiótico caso o especialista acredite que seja melhor a família levar. E boa viagem!