Olá, pessoal. Como foram as festas? Espero que bem. Enfim, 2025 chegou e, como todo ano que se inicia, temos novas oportunidades para realizações e conquistas. O início do ano é um ótimo momento para traçar metas e iniciar com atitudes positivas. O Ano-Novo simboliza mudanças, nos faz refletir sobre como podemos fazer diferente e melhor em relação ao ano anterior.
É muito comum, nesta época, fazermos planejamentos para alcançar nossos objetivos. Ter mais momentos de lazer, ficar mais com a família, estudar, melhorar financeiramente, comprar uma casa, viajar, ter filhos, emagrecer, fazer dieta, praticar exercícios e manter a saúde em dia são os mais frequentes.
Para realizá-los, entretanto, não basta somente sonhar e planejar. É preciso disciplina, dedicação e ações positivas que vão ao encontro desses objetivos. Primeiramente, devemos nos conscientizar de que o cuidado com a nossa saúde deve ser uma prioridade. Sem boas condições de saúde, não realizaremos o que precisa ser feito e nem desfrutaremos das nossas conquistas. Afinal, de que adianta as conquistas se não tivermos boa saúde para aproveitá-las, não é mesmo?
Muitas vezes, não temos consciência de que nossas atividades diárias, realizadas automaticamente, nos prejudicam e interferem no equilíbrio. Quando pensamos em ter boa saúde, acreditamos que não ter doenças crônicas e não fazer uso de medicações significa ser saudável. Contudo, sabe-se que viver de forma saudável vai muito além. Envolve o equilíbrio das nossas condições física, mental e espiritual, que sustentam o conceito de boa saúde.
A saúde física pode ser traduzida em ter boa funcionalidade dos nossos órgãos e sistemas. Demanda alguns cuidados de preservação do nosso corpo e cuidados específicos frente a condições de doenças e vulnerabilidades. Algumas condições podem ser suspeitadas pelo histórico familiar de certas doenças.
Doenças como hipertensão arterial e diabetes em estágios iniciais podem ser assintomáticas. Isso significa que, frequentemente, não se manifestam clinicamente, dificultando o diagnóstico até que os sintomas ou complicações apareçam. Quanto mais cedo os diagnósticos forem feitos, mais chances teremos de preveni-las e controlá-las.
Muitas vezes, os danos gerados podem ser irreversíveis e até mesmo catastrófico. Nesse sentido, fazer check-ups regulares e investigar essas condições é mandatório, principalmente para quem tem propensões a desenvolvê-las. Identificar doenças precocemente ajuda no tratamento e na prevenção das complicações.
A saúde mental refere-se à capacidade de lidar com os desafios, ter resiliência, relacionamentos saudáveis e manter nossa mente forte e equilibrada. Envolve tomadas de decisões racionais e conscientes. Nestes tempos de modernidade e dependência de celulares e redes sociais, estamos diante de uma verdadeira epidemia de transtornos psiquiátricos. Os principais são depressão, estresse e ansiedade, que, se não forem diagnosticados e combatidos oportunamente, geram nocivos desdobramentos psicossociais, afetando nossas atividades e realizações.
O pilar da saúde espiritual é tão importante quanto a saúde física e a mental e não pode ser negligenciado. Embora seja muito pessoal e subjetivo, nos conectar a propósitos nos ajuda a enfrentar os desafios da vida com resiliência e serenidade. Internalizar práticas como gratidão, meditação e oração já foi comprovado cientificamente que melhora a qualidade de vida e fortalece a relação com o mundo ao nosso redor.
Independentemente de religião ou crença, ter fé e propósitos ajuda a alcançarmos o bem-estar integral. A ausência de cuidados com a saúde espiritual pode manifestar-se em sentimentos como ansiedade, vazio ou desconexão, podendo afetar a saúde mental com somatizações causadoras de doenças físicas.
A conscientização sobre esses pilares que sustentam a saúde, com a adoção de práticas que contemplem a longevidade e qualidade de vida, deve ser sempre uma meta. O primeiro passo é o autoconhecimento. Reconhecer nossas deficiências, fraquezas e limitações individuais é fundamental para traçar metas e saber onde e como devemos agir.
Grandes realizações são conquistadas com pequenas ações e vitórias diárias. Exigem disciplina, abnegação e, sobretudo, força de vontade. Para tanto, confiram algumas orientações para manter a saúde em dia e equilibrada, tornando-a uma grande aliada para suas conquistas.
Dieta saudável e equilibrada
A conscientização sobre escolhas alimentares saudáveis faz grande diferença e exige mudanças de hábitos e comportamentos. Uma alimentação balanceada ajuda na prevenção e tratamento de doenças crônicas.
– Faça uma dieta com frutas, verduras e hortaliças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cinco porções diárias desses vegetais.
– Fuja de alimentos ultraprocessados, produtos industrializados submetidos a diversos processos (produção/conservação), ricos em conservantes, sais e corantes. Evite refrigerante, suco de fruta não natural, refresco em pó, salgadinhos, biscoito/bolacha, sorvetes, embutidos, pães industrializados, margarina, sopa de pacote, pratos prontos congelados etc.
– Escolha carnes magras e pouco gordurosas; dê preferência a peixes e carnes brancas.
– Evite o consumo de sódio; o ideal é até 2 g de sódio/dia (aproximadamente 5 g de sal/dia).
– Hidrate-se; beba 2-3 litros de água por dia.
Atividade física
A prática regular de atividade física é reconhecida por seus benefícios na saúde cardiovascular, mental e social. A inatividade física é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas.
– Inicie com atividades leves, como caminhadas e pequenas corridas.
– Defina metas; aumente a intensidade e a frequência gradativamente.
– Seja ativo fisicamente; realize atividades físicas de moderada intensidade pelo menos 150 minutos por semana, ou algo próximo disso.
– Evite a procrastinação; dê o primeiro passo e sinta os benefícios de fazer atividades físicas regularmente.
Pare de fumar
O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo e está associado a várias doenças, incluindo câncer de pulmão, doença cardíaca, AVC e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
– Faça autorreflexão; identifique gatilhos e vulnerabilidades que contribuem para o hábito e troque por atividades como caminhada ou beber água.
– Planeje e reduza o número de cigarros; estabeleça uma data e pare de fumar.
– Não seja um fumante passivo; não fique perto de fumantes no mesmo ambiente; o tabagismo passivo também apresenta riscos à saúde.
Evite o consumo de álcool
O consumo exagerado de bebidas alcoólicas causa diversas doenças, como cirrose e câncer, além de causar diversos problemas psicossociais.
– Tenha consciência dos malefícios do álcool, saiba seus limites e evite o abuso.
– Trace metas, não beba durante os dias de semana.
– Substitua bebidas alcoólicas por alternativas como suco e soft drinks
Sono adequado
Dormir pelo período de 6 a 8 horas por dia traz benefícios como regulação do humor, equilíbrio hormonal, redução do risco de doenças cardiovasculares, fortalecimento do sistema imunológico e aumento do desempenho cognitivo.
– Estabeleça horários – hora de dormir e acordar.
– Crie um ambiente propício: limpeza, silêncio, escuridão ou baixa luminosidade.
– Pratique técnicas de relaxamento e respiração.
– Evite tomar café e consumir bebidas alcoólicas antes de dormir.
– Evite alimentos gordurosos e comer mais do que o necessário à noite.
– Desligue aparelhos celulares, TV e computadores pelo menos 1 hora antes de deitar.
Cuide da sua mente
– Controle o estresse – faça meditação, respire de forma consciente e faça pausas regulares.
– Evite a depressão; desapegue do passado e dos momentos infelizes. Perdoe e não guarde mágoas; ninguém é perfeito e erros fazem parte de nossas vidas.
– Viva um dia de cada vez; não crie falsas expectativas que geram ansiedade.
– Estabeleça limites e evite sobrecarga de tarefas e responsabilidades; quando estiver cansado, descanse, mas não desista.
– Tenha momentos de lazer e tempo para seus amigos e familiares; fortaleça raízes e laços sociais.
– Realize atividades que contemplem seu desenvolvimento pessoal; estude, faça exercícios, seja positivo e generoso consigo mesmo, tenha amor pela vida.
Cuidados com o espírito
– Encontre propósitos; tenha motivos para levantar cedo e ir à luta todos os dias.
– Pratique a gratidão; em vez de reclamar pelo que não tem, agradeça pelo que já foi conquistado.
– Seja uma pessoa empática; aprenda a ouvir e a fazer o bem. Caridade não significa somente doações materiais; doe seu tempo e carinho.
– Ore, medite e tenha momentos de introspecção.
– Tenha fé; sem ela, não conseguiremos realizar nossos objetivos.
Boa sorte e bom ano novo!