Câmeras digitais e smartphones da mais alta tecnologia? Nada disso! Muitos jovens estão preferindo o uso de câmeras analógicas, embora parecesse que os dias do aparelho estivessem com os dias contados. E essa é só uma das tendências do passado que voltaram a ser moda.
O charme de filmes granulados, a sensação de nostalgia e até a inspiração em grandes ícones fashion dos anos 90 e 2000 — algumas vezes até de períodos anteriores, têm conquistado fãs. Isso mostra que como as tendências do passado continuam influenciando comportamentos atuais.
Seja pela busca de autenticidade em tempos marcados pela tecnologia ou pelo fascínio por estilos que evocam memórias, o passado segue sendo reinventado no presente. A seguir, AnaMaria destaca algumas dessas ondas que voltaram à tona.
Outras tendências do passado que retornaram
- 1. Cintura baixa
Victoria Beckham, Britney Spears, Paris Hilton e Gisele Bündchen: essas são algumas das famosas que desfilavam (no caso da brasileira, literalmente), com saias e calças cintura baixa. Alguns anos depois, houve quem considerasse os itens até mesmo cafona.
Mas não durou muito tempo! O modelo de roupa está de volta e marca presença em desfiles e no street style. A mudança é a pegada mais modernizada, com cortes mais confortáveis e adequados à diversidade de corpos.
- 2. Miçangas e acessórios artesanais
Itens como pulseiras e colares de miçangas eram uma verdadeira febre nos anos 90. Até que a onda de minimalismo tomou conta: quanto menos melhor. Atualmente, os adereços ganharam releituras contemporâneas e seguem como queridinhos na hora de complementar os looks.
- 3. Óculos coloridos
Diretamente dos anos 70 e 2000, óculos de lentes coloridas tornaram-se queridinhos entre músicos internacionais e atores nacionais. Atualmente, voltaram à moda no Brasil muito por conta dos rappers e funkeiros, que adotam um estilo mais descolado.
- 4. Calças cargo
Confortáveis e funcionais, as calças cargo foram repaginadas com tecidos leves e cortes sofisticados, transitando entre looks casuais e mais elaborados.
- 5. Peças oversized
Basta uma olhada rápida em registros mais antigos para notar algo em comum: muitos homens vestiam roupas que pareciam muito maiores do que o ideal. Rappers internacionais, jogadores e artistas: o estilo descolado reinava entre eles – e isso, claro, também tomava conta das modas de rua.
Tantos anos depois, a tendência do passado voltou com tudo, e as camisas e jaquetas de corte amplo voltaram a ser populares, com estilo urbano e elegância casual.
- 6. All jeans
Mais uma daquelas que, com o passar dos anos, passaram de tendência para brega, mas depois fizeram o caminho inverso. Em 2001, o então casal formado por Britney Spears e Justin Timberlake chegou ao tapete vermelho do MTV VMA, uma das maiores premiações de música, com um look all jeans.
Isso foi suficiente para fazê-lo cair nas graças. Depois, caiu no esquecimento. E agora está de volta com tudo, das blogueiras às artistas de cinema.
- 7. Lenços e bandanas
Um dos acessórios que mais compuseram looks ao longo do anos foram os lenços e bandanas, que marcaram diversas épocas. Se antes eram usados igualmente por homens e mulheres, agora estão mais nas vestimentas femininas. Eles são usados em penteados, pescoços e até como tops improvisados.
Leia mais sobre moda e beleza
- De esperma de salmão à picada de abelha: os tratamentos estéticos inusitados dos famosos
- Como cuidar dos cabelos brancos? Veja dicas para deixar seus fios grisalhos radiantes
- O que é ‘oil pulling’? Entenda a nova tendência reprovada por especialistas