Madonna está prestes a encerrar a turnê ‘The Celebration’ neste sábado (4), nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). O show pretende celebrar os 40 anos de carreira da cantora, que tornou-se um símbolo da música pop e também do universo da moda.
Para além das músicas provocantes, que quebraram tabus para as mulheres, ela também apostou em looks poderosos que comunicavam e manifestavam suas opiniões políticas e sociais. Como resumiu Anna Wintour, editora consultora de moda britânica: “Madonna é uma das criadoras de estilo mais potentes de nosso tempo”.
Ao longo dos 40 anos de carreira, ela passou por diversos estilos, que representaram sua personalidade e a ruptura entre um álbum e outro. Ou seja, Madonna sempre usou a moda como uma grande aliada.
Veja a seguir a seleção que AnaMaria fez de seis vezes em que cantora se mostrou à frente do seu tempo com looks empoderados e que fizeram Madonna inspirar o universo da moda.
LIKE A VIRGIN – 1980
Não há dúvidas de que um dos grandes sucessos da carreira de Madonna é a música ‘Like a Virgin’, lançada na década de 1980. Foi nessa época que a cantora apostou em rendas, vestidos de noiva e tules para incorporar a delicadeza do mundo feminino. Em contraponto, ela apostou em maquiagens pesadas do rock e do punk, para demonstrar seus desejos e ambições de mulher.
CONE BRA E TRANSPARÊNCIA – 1990
É praticamente impossível falar de Madonna e não se lembrar do icônico body de cone que ela usou durante a ‘Blond Ambition Tour’, em 1990. Em parceria com o estilista francês Jean Paul Gaultier, ela apostou na sensualidade e intimidade feminina do corset de cetim com sutiã em formato de cone.
Ainda que tenha sido polêmica, a peça foi destaque e entrou para a memória dos admiradores da cantora. Tanto que, com o show de Madonna no Rio, diversos fãs fizeram fila nas lojas do Saara para comprar uma camiseta que remete ao look.
Na mesma época, Madonna ousou ainda mais com a transparência no clipe do hit ‘Vogue’, quando deixou os seios à mostra. Essa foi outra maneira que a artista encontrou para inovar e explorar a sexualidade feminina.
WESTERN
Uma das tendências para 2024 é o western, adotado por Beyoncé no álbum ‘Cowboy Carter’. No entanto, nos anos 2000, Madonna já apostava no estilo. No clipe de ‘Don’t Tell Me’, ela deixou a pegada sensual para se jogar no visual de cowgirl, com camisa, calça boca de sino, cintos com fivelas enormes, botas western e chapéu de cowboy. À frente de seu tempo, Madonna inspirou o universo da moda anos depois.
BOYISH E ALFAIATARIA
Desde a década de 1980, Madonna se jogava nos elementos tradicionais da moda masculina, como o blazer oversized com ombros exagerados. Ela nunca deixou de apostar no estilo chamado ‘boyish’ e sempre buscou usá-lo com peças de alfaiataria, como no clipe de ‘Who’s that girl’ (1987). Anos depois, após o nascimento dos filhos, a artista deixou a sensualidade um pouco mais de lado para incorporar ainda mais o boyish, como fez em ‘Me against the music’ (2003).
DISCO GIRL
Sabe o visual característico dos anos 1980, com discotecagens e looks fitness super coloridos? Madonna resolveu explorá-lo anos depois, em 2005. Em uma mistura com a recente tendência ‘Barbie Core’, de 2023, ela apostou em tons de rosa, collant e meia-calça para o clipe do hit ‘Hung Up’. Todo o visual foi pensado para uma das eras mais dançantes da cantora.
DAS CAMISETAS DIVERTIDAS AOS CROPPEDS
Desde a década de 1980, Madonna apostou em um visual que atualmente é tendências para Millenials e Geração Z: camisetas com frases de efeito e croppeds.
No clipe de ‘Papa Don’t Preach’, ela usou uma camiseta preta com a frase ‘Italians do it better’, isto é, ‘italianos fazem isso melhor’, brincando com sua origem ítalo-americana.
Desde então, as camisetas e regatas com frases de efeito – irônicas, bem-humoradas ou com duplo sentido – não saíram mais de moda. Embora simples, o look causou na década de 1980, já que as frases tinham impacto em uma época em que mulheres não manifestavam tanto suas lutas.
Com os croppeds não foi muito diferente. Na mesma década, eles eram usados como sobreposição nos looks esportivos e de academias. Ou seja, sempre iam por cima de macacões ou bodies ou com calças de cintura alta. Madonna inovou e ousou ao usá-lo com a barriga de fora, da mesma forma como são usados hoje mundo a fora.
LEIA MAIS:
Madonna no Rio: como se proteger de roubos e furtos na multidão?
Relembre 10 momentos inesquecíveis da carreira de Madonna