Certamente você conhece essa voz! É muito provável que você tenha assistido à novela ‘O Rei do Gado’ e notado uma voz que é familiar dos filmes ou animações. Isso porque além de interpretar a governanta Julia, a atriz Maria Helena Pader é também uma famosa dubladora.
Já faz um tempo que Maria Helena não atua para a televisão. Ela começou ainda na década de 1970, quando fez uma ponta em ‘Pecado Capital’. Depois, a atriz esteve em ‘Água Viva’, ‘Baila Comigo’ e ‘Corpo a Corpo’, além de ‘O Rei do Gado’ e outras novelas e minisséries.
OUTRA CARREIRA
Embora tenha aparecido pouco na teledramaturgia, Maria Helena tem uma carreira de 40 anos como dubladora. Nos cinemas, ela deu voz à personagens como a vilã Cruella de Vil do filme ‘101 Dálmatas’, Fran da série ‘Família Dinossauro’ e até mesmo Mortícia do clássico ‘A Família Addams’.
A dubladora também marcou diversos desenhos animados: Kan de ‘Ursinho Pooh’, Hidrolga de ‘Padrinhos Mágicos’, Rainha Má do ‘Shrek Terceiro’; Sarabi de ‘O Rei Leão’, Meany do ‘Pica Pau’ e vários outros.
Para completar, a voz de Maria Helena também aparece em clássicas novelas mexicanas, como ‘Maria Mercedes’ e ‘A Usurpadora’.
“Tudo começou nos anos 70. Precisava trabalhar e fiz um teste para dublar numa série policial chinesa que eu nem lembro o nome! Deu certo e não parei mais. Nunca parei para contar [os personagens dublados por ela]. São muitos!”, disse em entrevista para o jornal Extra, em 2011.
A maior parte dos trabalhos como dubladora foram pela produtora Herbert Richers, uma das principais de dublagem da América Latina. No entanto, a empresa fechou as portas em 2009. “Meu trabalho diminuiu, mas não parei”, afirmou.
POR ONDE ANDA?
Atualmente, Maria Helena Pader tem 78 anos e está aposentada da profissão desde 2018. Sua última aparição na TV foi em um capítulo da novela ‘A Regra do Jogo’, exibida em 2016.
Nos últimos anos, ela chegou a aparecer em outros três projetos da Globo: a série ‘As Brasileiras’, o remake de ‘Gabriela’ e a novela ‘Em Família’.