Veruska Donato aproveitou o Dia do Jornalista, comemorado na última sexta-feira (7), para fazer denúncias às condições de trabalho na TV Globo. A ex-funcionária protestou contra a onda de demissões recentes na emissora carioca, além de relembrar os 21 anos em que foi apresentadora na casa.
“Na semana que a maior rede de jornalismo do país demite entre 30 e 40 jornalistas não há o que comemorar. Agradeço a todos os amigos e conhecidos que hoje gastaram um mínimo do seu tempo para me dar parabéns ou postaram em suas redes homenagens a todos nós jornalistas. Mas é preciso dizer aqui que não há o que justifique o que a empresa fez”, começou afirmando.
Em seguida, Veruska continuou: “Novos tempos? Que tempos? Passamos boa parte do nosso tempo em plantões longe dos nossos filhos e companheiros para servir a empresa, como PJ [pessoa jurídica] nem hora extra tínhamos”.
A jornalista, que já entrou na Justiça contra a TV Globo sob acusações de assédio moral para alcançar determinado padrão de beleza, relembrou as dificuldades enfrentadas em sua época como funcionária. Ela pediu demissão da empresa em 2021.
“É do jogo? Quer dizer que é do jogo também ser agredido verbalmente, ou muitas vezes, fisicamente por telespectadores descontentes pela cobertura jornalística da empresa?”, questionou ela, em menção às notícias de profissionais agredidos.
E opinou sobre a onda de demissões: “Nada justifica uma empresa que fecha as contas no azul demitir sem escrúpulos, me desculpem os liberais. É para ter mais dinheiro? Uma concessão pública deveria ter mais consideração”.
“Já vi altos executivos da Globo dizerem que se a empresa fecha as portas milhares vão para as ruas, que ela é necessária, e nós? Não somos? Ou quando o jogo vira qualquer argumento pelo livre mercado serve? O jornalismo deveria estar de luto neste 7 de abril”, concluiu ela.
Vale destacar que Veruska Donato apresenta do ‘Balanço da Manhã’ na TVMS, afiliada da Record no Mato Grosso do Sul. Ela decidiu retornar à cidade natal após a saída conturbada da TV Globo. Confira a publicação completa da jornalista: