Vera Holtz gerou comoção novamente com uma cena de ‘Mulheres Apaixonadas’ exibida na última quarta-feira (2). Os telespectadores ficaram impressionados com o momento em que a professora Santana, personagem da atriz na trama de Manoel Carlos, bebe perfume diluído em água com açúcar. O capítulo foi transmitido originalmente em 2003.
Para quem não acompanhou, Santana é alcoólatra e chegou ao fundo do poço durante uma crise de abstinência – recorrendo ao perfume para suprir o vício. Ela havia sido acabado de ser suspensa do trabalho após ser flagrada bebendo no banheiro do colégio.
Vera Holtz comentou a cena em entrevista ao Memória Globo. “A cena em que Santana bebe perfume foi bem forte. Ela bate a cabeça no espelho e sangra. Gravamos três vezes, foi aquela correria. Ela fica num canto, degradada, estava num processo autodestrutivo muito grande. Depois, é internada”, disse.
Nas redes sociais, ao drama de Santana rendeu reações comovidas dos internautas – assim como elogios à atuação de Vera Holtz no início dos anos 2000. Confira algumas das publicações sobre o assunto:
Nossa essa cena forte essa da professora Santana tomando perfume por conta do seu vício em álcool em mulheres apaixonadas, pqp
— pode me chamar de Ju (@jussarakarolyne) August 2, 2023
Santana tá no top 3 melhores personagens de mulheres apaixonadas
— Tai 🦅 (@tainabelizario) August 2, 2023
A bebida quando se tornou vício, fez beber até perfume… Triste demais!#MulheresApaixonadas pic.twitter.com/KILiqihXiD
— Vera Regina ❤🖤 (@vera_regina14) August 2, 2023
A Santana bebendo perfume, triste mas um grande marco da tv. #MulheresApaixonadas
— Isabela (@isa8trix) August 2, 2023
No livro Autores Maneco contou que sempre falou do alcoolismo em suas novelas porque esse é o principal problema das famílias e porta para vários outros.
E foi com Santana que ele melhor abordou o tema graças a uma Vera Holtz gigante.#MulheresApaixonadaspic.twitter.com/Itl1xFUWgm— Paula Sampaio Moreti (@GiuliMedrado) August 1, 2023
Vale mencionar que essa não foi a única vez que Manoel Carlos abordou o alcoolismo em suas novelas. O autor de ‘Mulheres Apaixonadas’ também retratou Orestes (Paulo José) em ‘Por Amor’, Bira (Eduardo Lago) em ‘Páginas da Vida’ e Renata (Bárbara Paz) em ‘Viver a Vida’.