Sthefany Brito utilizou as redes sociais, na última quinta-feira (29), para falar sobre a pressão estética sofrida pelas mulheres após a gravidez. No desabafo, a atriz fez menção à Virgínia Fonseca – que exibiu a barriga chapada dois meses após o nascimento de Maria Alice – e como isso incentiva os julgamentos e cobranças das puérperas.
“Mesmo não conhecendo a Virgínia, eu não acredito que tenha a real noção da dificuldade e da realidade de 99% das mulheres num pós-parto. Digo isso por experiência própria. Eu sempre tive certeza que voltaria para o meu peso de antes da gestação rapidinho e fiquei paranoica quando vi que a minha realidade não era essa”, escreveu nos Stories.
Em seguida, mencionou que as comparações são frequentes entre as mulheres nessa fase: “E sempre pensava: ‘mas a fulana emagreceu’, ‘mas ela tem o mesmo biotipo que eu e voltou’. E aí vem o grande problema (…) Depois de muito tempo, descobri o que estava fazendo de errado”.
“Estava querendo que um corpo que levou 9 meses gerando uma vida, crescendo e cedendo espaço para a coisinha mais importante desse universo, de repente voltasse para a estaca zero e fosse base para a minha autoestima. Antes disso eu evitava me olhar no espelho (…) mas aprendi a ter empatia por mim, pelo meu corpo”, continuou.
MAIS EMPATIA
Sthefany reforçou a importância de ter mais empatia e respeito pelos corpos femininos. “O orgulho da barriga chapada em tão pouco tempo é resultado da pressão horrorosa e cruel que nós mulheres carregamos a vida inteira. Que tenhamos mais empatia com nossos corpos tão poderosos e resilientes e entender que a comparação é perigosa demais”.
A atriz ainda fez questão de ressaltar que o problema não está na ‘barriga chapada’ em si, porém nas constantes comparações. “Se a Virgínia, a vizinha, a fulana e a ciclana estão com a barriga chapada pós-parto, está tudo bem! Com lipo, sem lipo, está tudo certo, gente! O que nós que não estamos com a barriga chapada temos que entender é que está tudo bem! É normal!”, concluiu.
Vale mencionar que Sthefany deu à luz Enrico, fruto do casamento com Igor Raschkovsky, há 8 meses. Enquanto isso, Virgínia e Zé Felipe receberam Maria Alice há dois meses.