Stênio Garcia morreu nesta XX-feira (X) em XX aos 91 anos. Um dos grandes atores da sua geração, o veterano não assumia papéis fixos na televisão há mais de uma década. Em entrevista, sua esposa Mari Saad chegou atribuir seus problemas de saúde à falta de trabalhos. Relembre a carreira do artista!
O último grande papel de Stênio Garcia nas telinhas foi como Arturo Vieira, em ‘Salve Jorge’ (2012). Na trama de Glória Perez, o empresário falido vivia atrás de um grande negócio para que conseguisse recuperar a fortuna que perdeu no passado. O personagem morreu ao final após descobrir que o filho Celso (Caco Ciocler) era fruto de uma traição de Isaurinha (Nívea Maria).
Foi a partir daí que o veterano entrou para a geladeira da TV Globo, nome dado aos artistas contratados que estão fora das gravações há muito tempo. Suas próximas aparições em frente às câmeras após ‘Salve Jorge’ foram apenas pequenas participações – que não passavam de dois ou três episódios.
Os títulos em que esteve presente foram: ‘Meu Pedacinho de Chão’ (2014), ‘Tomara que Caia’ (2015), ‘Totalmente Demais’ (2015), ‘Malhação: Pro Dia Nascer Feliz’ (2016), ‘Deus Salve o Rei’ (2018) e ‘Filhas de Eva’ (2021).
Para Stênio, o motivo da falta de oportunidades na emissora carioca nos últimos anos era claro – uma suposta implicância de Silvio de Abreu, que esteve sob o comando da dramaturgia entre 2012 e 2020 e é amigo próximo de sua ex-esposa Cleyde Yáconis.
“Esse cara me esqueceu. Soube que ele não gostava de atitudes minhas com a amiga dele. Já estou entrando em terrenos íntimos… Ele não gostava disso e me esqueceu. Me pôs na geladeira, que é a pior coisa para o ator”, acusou em entrevista a Splash UOL em novembro.
PROBLEMAS DE SAÚDE
Na mesma entrevista, Stênio Garcia e Mari Saad falaram sobre como a ausência de trabalhos prejudicou a vida e a saúde do ator. “É muito difícil ficar longe da TV. É um esquecimento, é igual à morte. Tudo o que conheço é o meu trabalho de ator”, lamentou na época.
Ao que sua esposa completou: “Eu o vi ter depressão, vômitos, internações. Não trabalhar é a morte para ele. Nos sete anos em que ele esteve na [geladeira da] Globo, ele ficou doente sem ter doença alguma. Ele vomitava, a gente achava que estava infartando e ia ao hospital… Num desses vômitos, foi um AVC, só que não afetou nada. Não se sabe quando ele teve o AVC”.
Vale destacar que a causa oficial da morte de Stênio Garcia foi XXX. Ele estava internado no Hospital XX desde XX e não resistiu.