Representando 70% da população brasileira, pessoas que têm cabelos ondulados, crespos ou cacheados muitas vezes enfrentam dificuldades para cuidar dos cachos. Se esse é o seu caso, confira dicas de uma hair stylist que irão te salvar!
A maioria das cacheadas já passou perrengue para jeito certos de finalizar os cabelos e, para ajudar nessa questão, a especialista Tamara Zavareze deu diversas dicas à AnaMaria Digital sobre como tratar dos cachos.
“Cuidar de um cabelo cacheado requer um pouco mais de dedicação até você entender que a dinâmica é completamente diferente. Por exemplo, você é obrigada a fazer uma finalização, isso quer dizer, aplicar produto(s) e dividir o cabelo em partes para conseguir um resultado satisfatório e com durabilidade. Mas, depois que você entende como o seu cabelo funciona e pega o jeitinho de fazer, não tem mistério”, Tamara inicia.
DIFERENÇA ENTRE CACHOS E LISOS
A hair stylist aponta as particularidades entre os cabelos lisos e os que possuem algum tipo de curvatura: “Só devem ser penteados enquanto molhados, deve-se evitar pentear os fios a seco, porque desse modo se estraga a definição”.
Os cachos também tendem a ser mais ressecados por terem uma espessura de médio a grosso. “A estrutura física do cabelo não permite que a oleosidade da raiz transite para as pontas. Por isso, é interessante não lavar os fios todos os dias. Uma dica que funciona muito para mim é lavar só com condicionador se estou lavando em um prazo menor do que 2 dias”, explica.
Principais cuidados
Tamara afirma que uma rotina de nutrição semanal seja o caminho para prevenir o ressecamento. Outra dica é dormir usando touca de cetim. Ela detalha: “Assim, você suaviza o atrito dos fios enquanto dorme e preserva por mais tempo a finalização. Quanto menos atrito, menos frizz e mais tempo dura nossa finalização”. Apesar disso, ela diz que elástico estão proibidos para as cacheadas, pois ajudam a arrebentar os fios. Presilhas e prendedores de cetim são a solução nos dias quentes!
Como fazer a finalização em cachos?
De acordo com Tamara, o primeiro passo é descobrir os produtos que funcionam nos seus cabelos. “Aplicar leave-in com os fios bem molhados ajuda na definição dos cachos e economiza na quantidade de produto. Entender como cada produto funciona e a hora certa de aplicar nos fios também é importante, às vezes você tem um ótimo produtos em mãos, mas peca na quantidade ou na hora da aplicação”, recomenda.
Em caso de uso de difusor, não é recomendado usá-lo para secar os fios 100%. “Dependendo do cabelo, faz frizz. Gosto de secar uns 70% e deixar que o restante seque naturalmente”, aponta.
Cabelos cacheados e tingidos
Já em casos em que a cacheada tenha o cabelo tingido, a necessidade de tratamento e os cuidados devem ser redobrados.
“Uma boa dica é preparar o cabelo para lavagem aplicando algum creme nos fios antes de entrar no banho para que o impacto do shampoo seja amenizado. Com isso você preserva os pigmentos e evita o ressecamento. É importantíssimo evitar água muito quente, pois além de ressecar os fios, desbotam os pigmentos. Sempre que possível, evitar mar e piscina ou preparar os fios antes de curtir”, aconselha.
Em busca do cabelo perfeito
A hair stylist acredita que é necessário mudar o olhar a respeito dos cabelos cacheados, levando em conta a “falsa cultura dos fios perfeitos e 100% definidos”.
“Os cabelos cacheados têm frizz e costumam ter curvaturas diferentes ao longo da cabeça – isso é normal. Essa falsa cultura de fios perfeitos é utopia, mas a partir do momento que aceitamos que os cabelos são a mais pura expressão do nosso ser, tiramos dos cabelos a obrigação de ser perfeito todos os dias”, ela reflete.
Caso seu cabelo não acorde num dia boa, ela recomenda: “Um bom gel, uma escova e um spray fixador podem salvar qualquer mulher de um ‘bad hair day’”.