Simone Zucato foi diagnosticada com câncer de mama em 2018. Desde os 20 anos, ela realiza exames anuais por causa de uma displasia mamária, até que um dia recebeu o resultado de que estava com a doença. Hoje, aos 47 anos, ela já está curada. “Grande alerta”, afirmou a atriz em entrevista à AnaMaria.
“Hoje em dia o câncer de mama é uma doença tratável. É uma doença em muitos casos curável e a gente tem que falar isso para as pessoas, para as mulheres, para os homens também, porque câncer de mama em homem tem o prognóstico às vezes muito pior do que na mulher. Então, a gente tem que falar isso para as pessoas não deixarem de fazer os seus exames e se palparem. Acima dos 40 anos a mulher tem que fazer a mamografia e muitas mulheres, às vezes não querem fazer mamografia porque dói porque machuca, porque incomoda, mas tem que fazer. É o exame padrão hoje que diagnostica o câncer de mama. Então a gente não pode deixar de falar disso em hipótese alguma”, afirmou Simone.
A artista contou que descobriu a doença realizando um exame de rotina. “Eu tinha uma um diagnóstico de displasia mamária. Eu tomei anticoncepcional durante muito tempo. Ninguém na minha família tinha câncer de mama. E aí com 20 anos eu fui diagnosticada com displasia mamária. Eu tinha que fazer o exame anualmente de mamografia e ultrassom de mama. Eu descobri fazendo ultrassom e mamografia, foram as duas coisas.”
Simone Zucato ainda reforçou a importância de seguir as orientações médicas para um diagnóstico. “É um grande alerta. Primeiro você tem que fazer o exame do toque, você tem que se palpar, você tem que ir ao médico e tem que seguir as coisas de acordo com com que o médico fala. Se o médico te mandar fazer o exame a cada ano, faça. Manda fazer a cada 6 meses, faça. Não atrase os exames. Isso é muito importante”, completou ela.