Simone, mãe da Gabriel Medina, deixou de ser presidente do Instituto Gabriel Medina, localizado em Maresias, litoral norte de São Paulo. Após diversas polêmicas e confusões familiares, o tricampeão mundial exigiu que a mãe e seu padrasto, Charles Saldanha, se desligassem completamente da entidade beneficente, como informou ela à Folha de S. Paulo.
“Ele (o Gabriel) era o dono do instituto, e eu apenas a presidente, afinal levava o nome dele, enquanto eu trabalhava voluntariamente. Aliás, Gabriel exigiu que eu e Charles (marido de Simone, padrasto e ex-treinador de Gabriel) renunciássemos aos cargos, e nos proibiu de usar seu nome e imagem”, explicou a matriarca.
O local está abandonado há meses e funciovana como um centro de treinamento para a formação de novos talentos. Além de aulas de surfe para crianças, adolescentes e atletas, a equipe também realizava doações de cestas básicas. Nas redes sociais, que estão inativas desde julho de 2020, os seguidores lamentam a situação:
“Muito triste ver que uma situação familiar resultou no fim de um projeto filantrópico que ajudava as pessoas da região”, escreveu um. “Está fechado e foi retirado troféus, sua história e o mais importante: os adolescentes que lá frequentavam…. É muito triste”, declarou outro. “Meu Deus, fechou o Instituto Gabriel Medina”, completou um terceiro.
Apesar do episódio, Simone ainda possui o desejo de que Gabriel consiga reerguer o local com uma nova equipe: “Espero, do fundo do meu coração, que isso aconteça. Eram muitos empregos e sonhos envolvidos”.
“Eram muitos empregos e sonhos envolvidos. Nem ia me explicar, pois, para mim, era uma satisfação trabalhar com as crianças. Mas, por elas e pelos funcionários que convivo há tantos anos e são como família, estou me pronunciando. Deus abençoe esta nova fase”, finalizou.