Seu Jorge publicou um vídeo de nove minutos no YouTube para desabafar sobre os ataques racistas que sofreu em Porto Alegre (RS) na última sexta-feira (14). Na ocasião, o artista foi alvo de vaias e ofensas gratuitas durante um show realizado no clube Grêmio Náutico União. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Ao comentar o assunto, Seu Jorge fez questão de aparecer ao lado de uma bandeira do Rio Grande do Sul para reafirmar o seu amor e respeito pelo estado. Em tom pacífico, o cantor relatou sua versão dos fatos e lamentou a ausência de pessoas negras no evento em que os ataques vieram à tona.
“Quando chegou no final do show, eu sai do palco. Quando cheguei atrás do palco, eu começo a escutar muitas várias e xingamentos. Por conta disso, eu percebi que não seria possível voltar para fazer o famoso ‘bis’, mas sozinho retornei ao palco e, de maneira respeitosa, agradeci a presença de todos e me retirei do local do show”, começou narrando.
Ele completou: “Na verdade, o que eu quero dizer aqui é que não reconheci a cidade que aprendi amar e respeitar. Na verdade, o que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista”.
O intérprete de ‘Burguesinha’ destacou que os presentes na festa de gala eram predominantemente brancos – com exceção dos funcionários. “Ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar para mim ou falar comigo quando eu chegasse no local, mas o importante é que no final do show eu falei com todo mundo, abracei e tirei foto com todo mundo!”, contou.
Seu Jorge aproveitou a oportunidade para agradecer as mensagens de apoio recebidas após a repercussão do caso. Ele declarou: “Quero aqui agradecer imensamente o carinho e suporte que recebi de toda gente de Porto Alegre que se sensibilizou e ao longo do dia inteiro de sábado me mandaram mensagens de apoio e repúdio de alguns do clube, comportamento que contribuiu para a vergonha alheia dos demais presentes”.
“Ao povo negro do Rio Grande do Sul e toda a região do sul, quero dizer que amo e respeito todos vocês. Digo que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que leva o nosso povo a miséria e a falta de oportunidades no Brasil”, concluiu o artista.
Confira o vídeo na íntegra: