Seu Jorge conseguiu a liberação para registrar o filho com o nome Samba, na quinta-feira (26). De acordo com o G1, o cartório aceitou as razões apresentadas pelo cantor e por Karina Barbieri, sua namorada.
Segundo o portal de notícias, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) emitiu uma nota informando que o 29º Cartório do Jardim Paulista da Capital formou “seu convencimento no sentido de registrar o prenome (nome) SAMBA.”
“Diante das razões apresentadas, que envolvem a preservação de vínculos africanos e de restauração cultural com suas origens, assim como o estudo de caso que mostrou a existência deste nome em outros países, formei meu convencimento pelo registro do nome escolhido”, afirmou a registradora Katia Possar no comunicado.
ENTENDA
Seu Jorge e Karina Barbieri não conseguiram registrar o filho com o nome Samba após uma negação do cartório, na terça-feira (24). O menino nasceu no último domingo (22), na maternidade São Luiz Star, em São Paulo (SP).
O cantor tentou resolver o problema por vias legais, acompanhado dos advogados, mas não obteve sucesso imediato. A justificativa do tribunal foi que a criança poderia, no futuro, sofrer humilhações com tal nome.
Apesar de não haverem nomes proibidos, a Lei de Registros Públicos, criada em 1973, fala sobre vetar nomes que possam expor o indivíduo ao ridículo ou gerem constrangimento desnecessário. Termos ofensivos ou palavrões também não são permitidos.