O Sepultura pegou os fãs de surpresa ao anunciar o fim da banda, nesta sexta-feira (8). Um comunicado nas redes sociais revelou que Derrick Green, Paulo Jr., Andreas Kisser e Eloy Casagrande se reunirão pela última vez em uma turnê mundial, com shows que começam em 2024.
“O Sepultura vai parar. Vai morrer. Uma morte consciente e planejada”, iniciava a publicação (escrita em português e em inglês).
Em seguida, os responsáveis pelo texto explicaram que a turnê chamada ‘Celebrating Life Through Death’ contará com 18 meses de duração. Serão realizados shows na América Latina, Estados Unidos e Europa.
Por enquanto, foram anunciados oito apresentações no Brasil: Belo Horizonte (01/03), Juiz de Fora (02/03), Brasília (09/03), Uberlândia (15/03), Porto Alegre (21/03), Curitiba (22/03), Florianópolis (23/03) e São Paulo (06/09).
Os shows serão gravados e deram origem a um último disco ao vivo, com 40 músicas registradas em 40 cidades diferentes. “Será uma celebração do passado e do presente pela última vez”, disseram.
Quanto as memórias da banda, os integrantes completaram: “Estamos felizes e muito agradecidos com tudo que aconteceu na nossa história, fizemos grandes álbuns e shows, cultivamos amizades, conhecemos nossos ídolos, ajudamos a colocar o metal brasileiro no mapa mundial e, agora, deixamos a cena com o sentimento de dever cumprido”.
Não demorou para que os fãs enchessem os comentários da publicação com mensagens de lamentação. “Nossa, que surpresa. O Sepultura é a maior banda da história do rock brasileiro (…) Dito isso, acho uma imensa pena vocês pararem”, escreveu Dinho Ouro Preto. “O Sepultura viverá para sempre!”, completou Didi Wagner.
HISTÓRIA
O Sepultura foi criado em 1984 pelos irmãos Max e Igor Cavalera, em Belo Horizonte. Em quase quatro décadas de história, eles se tornaram uma referência do heavy metal – misturando instrumentos clássicos com elementos da música tribal, indígena, africana e outros estilos.
Confira a publicação completa sobre o fim da banda Sepultura: