O Rei Charles III foi coroado como soberano do Reino Unido na manhã deste sábado (6), em uma cerimônia na Abadia de Westminster, em Londres, Inglaterra. Com a presença de convidados no local, incluindo famosos e reis de outros países, ele recebeu a benção para reinar e foi reconhecido como monarca.
Charles III é rei há cerca de oito meses – desde que a sua mãe, a Rainha Elizabeth II, faleceu em setembro do ano passado. Porém, a cerimônia de coroação demorou alguns meses para acontecer, já que respeitou o período de luto da família real e o tempo necessário para a preparação.
O evento histórico começou com a apresentação do Rei Charles III para a população, com a declaração do nome dele aos quatro lados da Abadia de Westminster, que representa o reconhecimento dele como monarca.
Depois de cantos e ritos, o Rei passou pelo momento mais sagrado da coroação: a unção. Neste momento, telas confeccionadas artesanalmente foram colocadas ao redor do trono para esconder Charles. Pelo fato de a unção ser considerada uma oportunidade de encontro do Rei com Deus, ela foi realizada longe dos olhos do público.
Neste momento, o Rei tirou o manto e as roupas formais para ficar apenas com uma túnica branca e ser ungido com o óleo sagrado, que foi consagrado em Jerusalém.
Logo depois, o Rei Charles III se sentou no trono da coroação e recebeu as relíquias simbólicas do evento, como as esporas e a espada. Então, ele vestiu o manto e a estola real, que representam o dom que recebeu de Deus. Ele também recebeu a orbe dourada, o anel do monarca, que representa a união com o povo, a luva e o cetro.
Na sequência, o Rei Charles III foi coroado e ouviu o coro ‘God Save The King’ – Deus Salve o Rei. Já com a coroa de St. Edward em sua cabeça, ele foi abençoado pelo arcebispo. De joelhos, o príncipe William – filho mais velho e o primeiro nome na linha de sucessão – fez o juramento de lealdade ao rei Charles III. Ele tocou na coroa do pai e deu um beijo em seu rosto.
A COROAÇÃO DA RAINHA CONSORTE CAMILLA
Logo depois da coroação do Rei Charles III, o arcebispo realizou a coroação da rainha consorte Camilla. Ela foi coroada na cadeira da cerimônia e, então, caminhou até o trono ao lado do marido. O momento da coroação dela foi mais simples e rápido.